O empresário que transforma apoio em palco para artistas da comunidade

Shizuoka – Muitos dos artistas da comunidade brasileira no Japão, assim como diversos eventos culturais realizados todos os anos, seguem firmes graças ao apoio de patrocinadores. E entre tantos apoiadores, um nome se destaca: o empresário Celso Tebom.
Natural de Santos (SP), Tebom tem 63 anos de idade e vive no Japão há 39 anos. Casado com Julie Yokota, ele é conhecido por estar sempre disposto a dizer "sim" aos artistas que buscam apoio financeiro em diferentes etapas da carreira.
Um desses artistas é Robertinho Casanova, que ganhou notoriedade ao vencer, em 2010, o Nodojiman, um dos concursos de karaokê mais disputados do Japão. Desde então, Robertinho passou a se apresentar em diversos eventos ao lado de sua esposa Mika da Silva e suas filhas — tanto no Japão quanto no Brasil, como aconteceu recentemente.
Além do apoio individual a artistas, Tebom também investe na realização de eventos como o Arte Brasil, os Jogos Escolares Brasileiros no Japão (Jebra) e festas juninas.
“Ajudei também quando o cônsul de Hamamatsu, Aldemo Garcia, planejou iluminar o Castelo de Hamamatsu (Shizuoka) com as cores do Brasil”, conta ele.
O próximo evento que Celso está apoiando — e também organizando ao lado de Karlos Yakabe — é o Som Brasil Festival, marcado para a sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22). O festival terá shows do cantor DZ6, artista oficial da marca Charlie Brown Jr.
Tebom lembra com carinho da época em que os jovens músicos do Charlie Brown Jr. tocavam em um bar chamado Torto, em Santos — cidade onde a banda foi formada.
“Gosto de ajudar porque sei como a vida dos artistas é difícil. Não escolho gênero musical. Às vezes, minha esposa Julie me avisa que tem amigas organizando festas juninas que precisam de apoio. Ajudo também”, afirma.
Empresário à frente da loja de carros T-5 e da empreiteira Kairu, ambas em Shizuoka, Tebom faz questão de destacar a parceria com sua esposa:
“Ela me apoia demais. Está comigo 100%. Está sempre por perto para ajudar”, elogia.
Agora, ele pensa em ampliar ainda mais seu apoio — desta vez, voltado ao esporte:
“Eu surfava em Santos e estou pensando em ajudar essa molecada que está surgindo”, revela, empolgado.
Foto: Celso Tebom/Cedida
Serviço
Som Brasil Festival com DZ6
Dia 20, às 21h
Local: 520-3252 Shiga-ken Konan-shi Iwane 1698-2 Capricciosa Konanshi
Dia 21, às 22h
Local: 432-8055 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Chuo-ku Oroshihonmachi 24 Hype Hamamatsu
Dia 22, a partir das 11h
Local: 471-0022 Aichi-ken Toyota-shi Shirahama-cho Shirahama Kouen
Informações: tebom_celso

Julie Yokota com Celso Tebom
































