Kim Kataguiri e políticos nikkeis debaterão futuro da relação Japão-Brasil em Tóquio

Tóquio – No dia 30 de janeiro será realizado o “Seminário sobre a Promoção da Compreensão Mútua Japão-Brasil – Olhando além dos 130 anos de Amizade”, na sede da Fundação Sasakawa para a Paz, em Tóquio. O evento contará com a presença de políticos nikkeis, como o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), além do advogado brasileiro licenciado no Japão, Antonio Kotaro Hayata. As inscrições deverão ser feitas até 12h do dia 29 de janeiro.
No ano de 2025 foram celebrados os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil, firmado em 1895. Hoje existem 2,7 milhões de pessoas de ascendência japonesa no Brasil, com muitos de seus integrantes contribuindo em diversas áreas, como a política, economia, meio acadêmico e saúde, segundo o site da Fundação. Contudo, a sociedade japonesa ainda possui pouco conhecimento sobre a realidade da comunidade nikkei, e os intercâmbios entre o Japão e as comunidades na América do Sul precisam ser ampliados.
Com base neste cenário, a Fundação tem realizado atividades para estreitar os laços entre o Japão e as comunidades nikkeis sul-americanas. Desta vez, a organização convidou políticos nipo-brasileiros e representantes da comunidade nikkei no Brasil para um painel que discutirá a importância das relações entre Japão e Brasil sob a ótica política, diplomática e social.
A segunda parte do seminário será aberta para perguntas e respostas. Segundo a Fundação, serão citadas apenas as questões enviadas previamente. Devido à limitação de tempo, é possível que nem todas as perguntas sejam respondidas.
O encontro terá ainda a participação de Nobuko Kayashima, diretora executiva da Fundação Sasakawa da Paz; Shuichiro Masukata, professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Keio; Nobuyuki Konishi, diretor do Programa de Diálogo e Intercâmbio Estratégico da Fundação Sasakawa da Paz; além dos nikkeis Pedro Aihara (PRD-MG); Rodrigo Hayashi Goulart, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo; o vereador George Hato (MDB-SP) e Cláudio Kurita, diretor da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
O seminário será realizado com interpretação simultânea em japonês e português. Não haverá transmissão em inglês.
O evento ocorrerá tanto presencialmente quanto no formato online. As pessoas que forem se inscrever na página da Fundação devem selecionar o modo pelo qual desejam participar. Para quem participar online, será enviado um link de acesso no e-mail de confirmação.
O seminário está programado para iniciar às 13h30, incluindo a realização de palestras e mesas redondas, com encerramento às 16h.
Mais informações poderão ser obtidas no site oficial da Fundação Sasakawa para a Paz.
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Deputado federal Kim Kataguiri








































