Uma aposentadoria planejada é algo essencial para a qualidade de vida na velhice, porém pouca gente dá a devida importância ao assunto.
Você já pensou em planejar sua aposentadoria? É comum que esta preocupação só apareça quando as pessoas já estão mais velhas. No Japão, por exemplo, é possível observar que os trabalhadores brasileiros, só manifestam interesse sobre o assunto com o avanço da idade, pois muitas vezes tem dificuldades para se manter no emprego ou conseguir recolocação no mercado de trabalho.
Com o avanço dos anos começam a surgir questões como: “O que eu vou fazer quando parar de trabalhar?” ou “Depois de me aposentar, serei capaz de manter o mesmo padrão de vida?”.
A ideia de aposentadoria pode provocar angústia, principalmente quando não houve um planejamento prévio, na época adequada. Um grande problema da falta de planejamento é sobretudo ter contribuído por pouco tempo para a previdência japonesa (Kokumin Nenkin ou Shakai Hoken) e/ou à previdência brasileira (INSS).
Um fato que deve ser levado em consideração é que na terceira idade novas necessidades aparecem e é comum que despesas com saúde aumentem. Além disso outras questões relacionadas à segurança física, emocional ou financeira podem surgir com o passar dos anos e será indispensável contar com o planejamento da aposentadoria para atender à todas estas necessidades.
► Aspecto financeiro: fontes de rendas como previdência social, poupança, investimentos, entre outros. Como você se manterá financeiramente?
► Cuidados com a saúde física e mental: escolher um bom plano de saúde e seguros para cobrir as eventuais despesas com a saúde física e mental, conhecer os auxílios e subsídios para idosos e atentar-se aos cuidados especiais necessários que a terceira idade exige. Quem vai cuidar de você na velhice?
► Bem-estar: ter uma vida ativa e proveitosa; adotar hábitos saudáveis; praticar exercícios físicos; ter um convívio social positivo, próximo e estável com amigos e familiares são algumas atitudes para garantir uma velhice feliz.
Desta forma, quanto antes houver um cuidado com o planejamento da aposentadoria, melhor as chances de obter um resultado satisfatório no futuro. É essencial obter informações seguras, e de fontes confiáveis, a respeito do sistema previdenciário e conhecer quais são as melhores opções para cada caso específico.
Com a devida orientação o trabalhador poderá realizar as contribuições previdenciárias corretamente e garantir o recebimento de um valor digno no momento da aposentadoria, seja no Brasil, no Japão, ou mesmo nos dois países.
Fonte: Vanessa Handa - Consultora