Shimizu Corp projeta cidade subaquática futurista ‘Ocean Spiral’ para até 5 mil pessoas

2025/10/06 07:21
Compartilhar:

Tóquio – A Shimizu Corporation planeja construir a Ocean Spiral, uma cidade subaquática autônoma que utilizará a energia térmica das profundezas do mar para gerar eletricidade. A proposta prevê abrigar milhares de pessoas em um ambiente submerso. Você teria coragem de viver em um lugar assim?

O projeto estima que a cidade ficará ancorada em uma estrutura em espiral, com 14 quilômetros de extensão até o fundo do oceano, utilizando a tecnologia de Conversão de Energia Térmica Oceânica (OTEC), que explora o gradiente de temperatura entre as águas quentes da superfície e as correntes frias das profundezas, segundo o Mechanical Engineering World.

O sistema inovador prevê o uso de uma turbina movida por um fluido específico, aquecido pela água superficial e resfriado pelas correntes profundas, para gerar energia estável e renovável durante 24 horas por dia, independentemente das condições climáticas.

A Ocean Spiral terá capacidade de dessalinizar a água do mar para consumo, cultivar alimentos em cápsulas aquáticas fechadas e oferecer apoio a centros de pesquisa ou mesmo a moradores de longo prazo.

Tudo parece roteiro de ficção científica já visto em filmes, mas a proposta é real, garante a Shimizu Corporation, que prevê abrigar até 5.000 pessoas, segundo o site Princeea.

Estrutura em três partes

De acordo com o projeto da Shimizu, a cidade será construída em três grandes seções:

•       Uma esfera submersa, logo abaixo da superfície, funcionando como centro residencial e comercial, com casas, hotéis e empresas.

•       Uma espiral descendente de 15 km, ligando a esfera até a base no fundo do oceano.

•       A “fábrica ecológica”, projetada para gerar energia e recursos inspirados na natureza — convertendo CO₂ em metano por microrganismos e produzindo eletricidade pela conversão térmica oceânica (OTEC).

O custo estimado é de US$ 25 bilhões (cerca de ¥3,75 trilhões). Além do alto investimento, o projeto depende de tecnologias ainda em fase de desenvolvimento. Para a Shimizu, no entanto, não se trata de um sonho impossível.

O porta-voz da empresa, Hideo Imamura, assegura que o “objetivo é real” e cita exemplos de invenções que surgiram nos desenhos animados antes de se tornarem parte da vida cotidiana, como os celulares.

A previsão é que o projeto esteja viável em até 15 anos, com apoio de universidades, empresas de energia e do governo japonês.

Energia e sustentabilidade

A tecnologia OTEC já vem sendo estudada há décadas, embora ainda seja pouco explorada. Outro recurso do projeto é a “fábrica ecológica”, que reciclaria carbono ao utilizar microrganismos para converter CO₂ em metano por digestão anaeróbica, aproveitando o gás como combustível.

Essas tecnologias existem em escala experimental. A proposta da Shimizu é reuni-las em um ecossistema autossustentável submerso. Especialistas, porém, alertam que a implementação em larga escala enfrenta desafios técnicos e financeiros.

Quem poderá viver ali?

Apesar do apelo inovador, críticos levantam uma questão: quem terá acesso à Ocean Spiral?

O especialista Christian Dimmer, da Universidade de Tóquio, teme que projetos desse tipo acabem se tornando enclaves exclusivos, distantes de um futuro democrático.

Para Dimmer, o custo trilionário em ienes pode restringir a cidade subaquática às elites, enquanto grande parte da população mundial ainda sofre com a falta de água potável, moradia e energia.

Enquanto governos e cientistas debatem sobre como lidar com o suposto aquecimento global, a Shimizu avança com a ideia de transformar o oceano em parceiro — e não em ameaça — na busca por novas formas de sobrevivência.

Foto: Reprodução/Shimizu Corporation

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A polícia de Tóquio registrou o recorde de 4,5 bilhões de ienes em dinheiro entregues...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Uma pesquisa mostrou que 66% dos economistas entrevistados defendem que o Japão deve adot...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Tradicionalmente, as negociações salariais entre empresas e sindicatos trabalhistas oc...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O distrito de Shibuya, em Tóquio, recebeu uma competição singular: a final da Copa do...
Por: Redação
Segunda edição do evento acontece em setembro com muitas novidades O maior evento da comunidade br...
Por: Vanessa Handa
Uma aposentadoria planejada é algo essencial para a qualidade de vida na velhice, porém pouca gent...
Por: Redação
No próximo dia 22 de junho de 2025, das 11h às 19h, o Toyota Shirahama Kouen será palco do primei...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O sonho dos estudantes do ensino fundamental no Japão é poder trabalhar como criadores...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Port Festival (東京みなと祭) será realizado nos dias 27 e 28 de junho em ...
Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram