BOJ prevê crescimento econômico moderado e alerta para tarifas dos EUA

2026/01/26 16:18
Compartilhar:

Tóquio – Um relatório do Banco do Japão (BOJ) indica que a economia do país deve crescer moderadamente este ano, impulsionada por um ciclo virtuoso entre renda e gastos, que se intensificam gradualmente. O crescimento é apoiado por medidas econômicas do governo e pelas condições financeiras acomodatícias, embora as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos estejam afetando fortemente a economia do país.

Segundo o relatório "Perspectiva para Atividade Econômica e Preços" do banco central japonês, publicado em 23 de janeiro, as previsões de crescimento real para os anos fiscais de 2025 e 2026 foram revisadas para cima em comparação ao documento anterior, refletindo principalmente os efeitos positivos das medidas governamentais. Por outro lado, projeta-se uma taxa de crescimento ligeiramente menor para o ano fiscal de 2027, à medida que os efeitos desses estímulos econômicos diminuem.

A expectativa do banco central é que desacelere o aumento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), excluindo alimentos frescos, para um nível abaixo de 2% no primeiro semestre deste ano. Isso se deve à diminuição dos efeitos da alta nos preços de alimentos e às medidas do governo para conter a inflação. Contudo, projeta-se que a inflação subjacente continue subindo moderadamente, sustentada pela interação entre aumentos salariais e preços.

No mercado de trabalho, a estimativa é de que a escassez de trabalhadores aumente à medida que a economia aquece, levando a uma elevação das expectativas de inflação a médio e longo prazo. Uma mudança notável é o aumento do investimento fixo das empresas focado em economia de mão de obra e digitalização (incluindo IA) para lidar com a falta de pessoal. Isso é visto pelos técnicos do banco central como um fator que pode aumentar a produtividade e o potencial de crescimento da economia a médio e longo prazo.

Com relação aos salários, o governo japonês espera que as empresas continuem concedendo aumentos, o que deve levar a inflação a atingir gradualmente um nível compatível com a meta de estabilidade de preços na segunda metade do período de projeção.

Quanto aos riscos à economia japonesa, o BOJ aponta os desenvolvimentos nas economias estrangeiras sob o impacto de políticas comerciais (incluindo tarifas), flutuações nos preços de commodities e o comportamento das empresas na fixação de salários e preços. Apesar dessas incertezas, o Banco do Japão avalia que os riscos para a atividade econômica e para os preços estão, de modo geral, equilibrados.

A maior preocupação reside no impacto tarifas dos EUA como um fator que já afetou as exportações e a produção industrial japonesa. Há um risco de que elas deteriorem os lucros corporativos, o que poderia afetar negativamente o emprego e a renda.

Outro ponto que preocupa é a possibilidade de que políticas comerciais levem à reestruturação das cadeias de suprimentos ou interrupções logísticas, gerando custos consideráveis e pressionando os preços de importação. Se o impacto das tarifas sobre os lucros for prolongado, há o risco de as empresas mudarem seu foco para corte de custos em vez de aumentos salariais, enfraquecendo o ciclo de crescimento salarial.

Com relação à política monetária, o Banco do Japão deve seguir elevando a taxa de juros básica e ajustando o grau de acomodação monetária. Essa postura baseia-se na premissa de que, se as perspectivas econômicas e de preços se concretizarem conforme o esperado, tais ajustes serão necessários para alcançar a meta de estabilidade de preços de 2% de forma sustentável e estável.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Oriente Médio — Os Estados Unidos realizaram novos ataques contra instalações iranianas nesta t...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Associação de Futebol do Japão (JFA) anunciou na quinta-feira (23) que Go Oiwa, atu...
Por: Redação
O youtuber e comediante Whindersson Nunes demostrou gratidão do começo ao fim de seu espetáculo r...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Na cidade de Kawara, província de Fukuoka, surgiu um fenômeno inesperado: crianças e ...
Por: Fernando Neves
Os 5 maiores vilões do seu tempo Aqui estão os 5 maiores vilões do seu tempo e para entender melh...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Um corpo celeste vem chamando a atenção dos astrônomos: o “3I/Atlas”. Algu...
Por: Antônio Bordin
Okinawa – Dois tufões podem afetar partes do Japão durante o feriado de Obon. O grande e forte t...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram