
Tóquio – A Agência Meteorológica do Japão suspendeu na noite deste domingo (9) o aviso de tsunami emitido para a província de Iwate, após um forte terremoto de magnitude 6,7 e intensidade 4 registrado às 17h03. O abalo ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros na costa de Sanriku, segundo a Agência.
Ondas foram observadas no porto de Kuji e em Ofunato, com cerca de 20 centímetros de altura, e em Miyako e Kamaishi, com 10 centímetros, todas localizadas em Iwate, conforme informações da NHK.
A prefeitura de Ofunato emitiu ordem de evacuação e abriu dez abrigos, entre ginásios de escolas primárias e secundárias. Em Miyako, foram instalados 16 centros de evacuação.
O serviço da linha Tohoku Shinkansen foi temporariamente interrompido devido a uma queda de energia provocada pelo tremor. A operação entre as estações de Sendai e Shin-Aomori ficou suspensa por cerca de 25 minutos e foi retomada em seguida.
Na província de Iwate, trens convencionais circularam com velocidade reduzida em alguns trechos, enquanto a ferrovia Sanriku, que percorre a costa, suspendeu todas as operações.
A Companhia de Energia Elétrica de Tohoku informou que não foram detectadas anormalidades na usina nuclear de Onagawa, localizada em Ishinomaki, na província de Miyagi.
O aviso de tsunami emitido neste domingo foi de nível amarelo, que indica a possibilidade de ondas de até 1 metro de altura. Quando esse tipo de aviso é emitido, as autoridades recomendam que as pessoas se afastem imediatamente do litoral e evitem as margens de rios, que podem transbordar.
Foto: Reprodução/JMA































