Brasil destaca suas riquezas naturais, culturais e econômicas na Expo 2025

2025/07/29 09:31
Compartilhar:

Osaka - O Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na Expo 2025 Osaka, é constituído de dois edifícios. O tema é “Abraçando a Sustentabilidade e Celebrando a Vida”.

No segundo edifício, na parte final da visita, onde está posicionado o carimbo do Pavilhão Brasil, há telas de LED transmitindo muitas mensagens sobre o Brasil.

O objetivo da curadora Bia Lessa é o visitante apreciar a arte no primeiro prédio, passando pela Sala dos Parangoromos no segundo prédio e terminar com informações do Brasil. Na tela, são exibidas diversas mensagens em japonês, inglês, português.

Entre outras, são projetadas mensagens sobre a vasta natureza: “O Brasil possui a segunda maior área florestal do mundo”, “O Cerrado brasileiro é uma região de savana, uma das áreas com maior biodiversidade do planeta, onde vivem muitas espécies endêmicas”.

Há também mensagens que destacam a indústria brasileira e a relação com o Japão: “60% de frango consumido no Japão são produzidos no Brasil” e “A Embraer S.A. é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e a maior produtora de jatos com até 150 assentos”.

Tendo como palavras-chave a “diversidade” e “conexão”, o Pavilhão Brasil apresenta o país sob diversas perspectivas, como a natureza dinâmica, a rica cultura e a possibilidade de cooperação econômica.

Dados do Brasil

Perfil

- População brasileira: 203.080.756 habitantes (dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE).

- Vivem no Brasil cerca de 1,7 milhão de indígenas, correspondente a 0,83% da população total do país (IBGE).

- Principais migrações presentes no Brasil: alemã, espanhola, italiana, japonesa, portuguesa, síria, turca.

- O Brasil aparece em 31º lugar no ranking, com 1.494 árvores por habitante (Our World in data).

- O Brasil possui 5.570 municípios, divididos em 26 Estados e 1 Distrito Federal (IBGE).

Economia

- Em 2024, o fluxo comercial de bens e serviços do Brasil com o mundo alcançou cerca de US$ 760 bilhões, o maior observado desde o início da série histórica em 1995 (Banco Central do Brasil).

- As exportações brasileiras de serviços alcançaram seu maior valor histórico em 2024: registrou-se US$ 48,5 bilhões, valor 6,8% maior do que o registrado em 2023.

Indígenas

- Alguns nomes de povos indígenas do Brasil: Aikanã, Aikewara, Akuntsu, Akuriyó, Amanayé, Amondawa, Anacé, Anambé, Anapuru Muypurá, Aparai, Apiaká, Apinayé, Apurinã, Aranã, Arapaso, Arapium, Arara, Arara da Volta Grande do Xingu, Arara do Rio Amônia, Arara do Rio Branco, Arara Shawãdawa, Arara Vermelha, Araweté, Arikapú.

Natureza

- A área de floresta do Brasil equivale a 58,5% do seu território, cobrindo 497.962.509 hectares. Desse total, 98% correspondem a florestas naturais enquanto apenas 2% são florestas plantadas.

- O bioma Amazônia é a maior rede hidrográfica do mundo e concentra 15% das águas doces superficiais não congeladas do planeta.

-A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2, crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul), segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.

Foto: Banco de Imagem

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – A primeira-ministra Sanae Takaichi anunciou na segunda-feira (19) que irá dissolver a C...
Por: Redação
O Shiga Brazilian Fest acontecerá no Parque Kafuka em Shiga-ken Koka-shi, no dia 3 de dezembro de 2...
Por: Redação
O número de visitantes estrangeiros no Japão aumentou mais de seis vezes, para 25,07 milhões em 2...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Toda vez que um residente no Japão paga um imposto, no contexto geral estará contribui...
Por: Redação
Toshi Koshi em japonês significa Atravessar o Ano, então para simbolizar o desejo de boa sorte par...
Por: Silvio Mori
Uma noite especial de conexões, compartilhamentos e premiações, foi realizada no último sábado ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão deverá eliminar a produção e o uso de lâmpadas fluorescentes até o fim de ...
Por: Redação
O Workshop e Torneio de Xadrez que ocorrerá no Centro Comunitário de Hamamatsu, no próximo doming...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Região Metropolitana de Tóquio é conhecida pela enorme variedade de opções de pas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Até 6 de setembro, o Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter ofer...
Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram