Japão investe em materiais biodegradáveis para reduzir o lixo nos oceanos

Compartilhar:

Tóquio – Tornou-se cada vez mais comum encontrar vídeos na internet mostrando pescadores ou mergulhadores libertando animais marinhos presos em redes e anzóis. Atento a esse problema, o Ministério da Indústria do Japão está apoiando o desenvolvimento de novos materiais plásticos que se decomponham naturalmente no mar, sem afetar a fauna e a flora marinha.

O lixo que invade os oceanos — do Ártico à Antártida —, além de rios e praias, já é considerado um problema grave, segundo a Foundation Tara Océan. Em seu site, a organização divulgou que 93% do lixo plástico nos mares tem menos de 5 milímetros, o que facilita sua ingestão por peixes e outros animais marinhos.

A decisão do governo japonês integra os esforços para atingir a meta de zerar a geração de lixo plástico marinho até 2040, segundo a agência Jiji. Isso porque, até lá, a previsão é de que o volume de resíduos plásticos nos mares triplique, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), citado pela Reuters.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, em julho passado o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) do Japão retirou das águas próximas à Ilha Tatara, na província de Nagasaki, um pedaço de plástico com 3 metros de comprimento e 1 metro de largura. A operação, que durou três meses, custou ¥ 500.000 e envolveu a remoção de redes e cordas de pesca enredadas.

Segundo a WWF, até 2015 eram lançados nos oceanos, anualmente, cerca de 9,1 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos — o equivalente ao material necessário para fabricar aproximadamente 56.000 aviões a jato. Esses resíduos são absorvidos por organismos marinhos e também impactam negativamente setores como a pesca e o turismo. Há ainda estimativas de que, até 2050, o peso total de plásticos nos oceanos possa exceder o de peixes.

Diante disso, o Ministério da Indústria, por meio da Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologias Industriais (NEDO), está apoiando a criação de plásticos biodegradáveis que se decomponham em água e dióxido de carbono pela ação de microrganismos no mar.

O governo japonês já lançou um plano quinquenal, iniciado no ano fiscal de 2025, que prevê o desenvolvimento de materiais capazes de permanecer por alguns anos na água antes de se decompor gradualmente.

Novos materiais em teste

A empresa Nisshinbo Chemical, apoiada pela NEDO, já desenvolveu uma tecnologia que promove a decomposição de um material por meio de aditivos. Pesquisas estão em andamento para melhorar sua durabilidade, e a companhia pretende futuramente comercializar diferentes tipos de materiais com taxas variadas de decomposição.

Em junho passado, pesquisadores do Riken Center for Emergent Matter Science e da Universidade de Tóquio anunciaram ter criado um plástico que se dissolve em água do mar em poucas horas, sem deixar resíduos.

No laboratório em Wako, perto de Tóquio, os cientistas do Riken Center testaram um pedaço desse plástico em um recipiente com água salgada. O material desapareceu após cerca de uma hora de agitação.

Segundo o líder do projeto, Takuzo Aida, o produto já despertou o interesse de empresas — inclusive do setor de embalagens —, mas ainda não há planos de comercialização.

Autoridades do Ministério da Indústria afirmam que o desenvolvimento desse tipo de material é caro, mas destacam que a força tecnológica do Japão em plásticos biodegradáveis é elevada, e que a demanda internacional será alta caso o país consiga lançar novos materiais antes do restante do mundo.

Foto: Banco de Imagem/ IA

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
São Paulo/Tóquio – A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó gravou com a banda japonesa Begi...
Por: Redação
Tóquio – O Festival Brasil&Latino será realizado nos dias 19 e 20 de julho, no Parque Yoyogi...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um destino turístico que incorpora profundamente a cultura “kawaii” é o Museu Unko...
Por: Redação
O Workshop e Torneio de Xadrez que ocorrerá no Centro Comunitário de Hamamatsu, no próximo doming...
Por: Redação
Olá pessoal, JoeFox aqui novamente. Talvez você ainda não sabia, mas o Windows 10 tem várias ver...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O período de disseminação do vírus influenza já começou, segundo o Ministério da ...
Por: Redação
Celebrado sempre no 3º dia do 3º mês do ano, ou seja, 3 de março, o Hina Matsuri (雛祭り - ...
Por: Redação
Aichi - A 20ª Festa Junina Beneficente da Comunidade Católica de Toyota (Aichi) será realizada no...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Mie – Os brasileiros que gostam de pescar em rios, no mar ou em outros locais agora têm uma opç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um destino turístico que incorpora profundamente a cultura “kawaii” é o Museu Unko...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu 20 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu o recorde de 31,65 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e se...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O "Festival das Folhas Amarelas e Vermelhas" e o "Passeio Noturno de Outono" serão real...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Embora o Japão seja um dos destinos preferidos de visitantes estrangeiros, algumas locali...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...
Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram