Haneda antecipa prazo para despacho de bagagens em voos domésticos

2026/08/07 13:43
Compartilhar:

Tóquio – Seis companhias aéreas que operam voos domésticos com origem ou destino no Aeroporto de Haneda anunciaram novas medidas para melhorar a pontualidade. A partir de 1º de setembro, a All Nippon Airways (ANA), a Japan Airlines (JAL) e outras quatro empresas anteciparão o prazo para o despacho de bagagens, que passará dos atuais 20 minutos para 30 minutos antes da partida.

Além da ANA e da JAL, a mudança será adotada pela Japan Transocean Air, Air Do, Solaseed Air e StarFlyer. As companhias ressaltaram que o horário de partida corresponde ao momento em que a aeronave começa a se movimentar e, por isso, pedem aos passageiros que respeitem os prazos estabelecidos para o despacho de bagagens e o embarque, conforme publicou a mídia local.

A Skymark informou que manterá o prazo atual de 20 minutos antes da partida, mas poderá anunciar mudanças futuramente, caso considere necessário.

A decisão segue orientações administrativas do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Segundo a NHK, a pasta pretende reduzir os atrasos nos voos, que se tornaram mais frequentes nos últimos anos.

Estatísticas do Ministério mostram que o índice de pontualidade nas partidas dos voos domésticos do Japão caiu de uma média de 91% no ano fiscal de 2015 para 83% no ano fiscal de 2025. São considerados pontuais os voos que partem em até 15 minutos após o horário previsto.

As companhias aéreas orientam os passageiros a consultar seus sites com antecedência, pois as bagagens poderão não ser aceitas caso sejam apresentadas após o prazo estabelecido.

Um dos aeroportos mais movimentados do mundo, Haneda recebeu mais de 90 milhões de passageiros em 2025, superando essa marca pela primeira vez.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Todo advogado estrangeiro que queira atuar em sua profissão no Japão precisa ser licen...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A primeira-ministra Sanae Takaichi disse recentemente que “o maior problema” do Jap...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês aprovou na terça-feira (10) um projeto de lei que aumenta as taxas d...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quando um museu divulga uma exposição com obras de grandes pintores, essa é uma oport...
Por: Antônio Bordin
Austrália – Depois de proibir o uso de redes sociais por adolescentes em dezembro do ano passado,...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No Japão, existem organizações e serviços tanto de origem governamental quanto civil...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — A empresa japonesa Link Co. Ltd. anunciou uma novidade no aplicativo de relacionamentos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A prática tem mostrado que pessoas felizes não perturbam outras, são saudáveis e ten...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Redação
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram