Explore a Expo 2025 Osaka até 13 de outubro e descubra o que o mundo tem a oferecer

Osaka – Você tem até o dia 13 de outubro para visitar a Expo 2025 Osaka e conhecer a enorme estrutura construída na cidade de Osaka para abrigar os pavilhões de 158 países e de 7 organizações internacionais, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão. Até agora, o evento recebeu cerca de 22 milhões de visitantes.
Sob o tema “Projetando uma Sociedade Futura”, focado nos aspectos salvar, empoderar e conectar vidas, a Expo 2025 terá completado, em outubro, 184 dias de atividades intensas, em que o conhecimento mundial, como as tecnologias de ponta, se reuniu para criar ideias e projetos, com o objetivo de resolver problemas globais.
Alguns avisos
Antes de decidir visitar a Expo, há alguns avisos importantes. Os idiomas básicos no evento são o japonês e o inglês. Muitos dos vídeos exibidos nos pavilhões são legendados nessas duas línguas.
Baixe no celular o aplicativo “Expo 2025 Visitors”, que traz todos os detalhes do evento, especialmente a localização dos pavilhões dos países. Para entrar nesses locais é preciso enfrentar longas filas. No aplicativo, porém, é possível reservar a visita, tornando a espera menos cansativa.
Procure se informar sobre quais pavilhões oferecem algo realmente inovador, que lhe garanta ao menos uma experiência nova. Como a qualidade dos vídeos tem sido cada vez mais excepcional, alguns países infelizmente se valem apenas desse recurso para entreter o público, sem entregar novidades. É o caso do pavilhão dos Estados Unidos, por exemplo.
Devido às longas filas, não é possível visitar muitos pavilhões em um único dia. Escolha no aplicativo aqueles que mais lhe interessam. Alguns oferecem apresentações artísticas, como é o caso do pavilhão da Malásia.
Caso vá comprar alimento no local, é preciso pagar com cartão de crédito ou outro meio digital. O dinheiro em espécie não é aceito na Expo. Vale lembrar que há até lojas de conveniência, mas é necessário enfrentar filas para entrar.
A área da Expo é circundada por uma enorme estrutura de madeira muito bonita, cujo topo as pessoas podem ter acesso facilmente por escadas rolantes. Os pavilhões ficam dentro dessa grande área circular.
Veja o que alguns países oferecem aos visitantes:
Japão

É um dos países que seguiu à risca o tema da Expo 2025 Osaka. Olhando o pavilhão japonês de fora, não se engane achando que o país não terá nada a oferecer lá dentro. O Japão mostra, na prática, o ciclo da vida e sua transformação constante, que resulta em algo útil à sociedade. É o processo de transformação de resíduos, que gera diferentes materiais e até energia. Em uma das partes do pavilhão é demonstrado o papel dos microorganismos na decomposição desses resíduos ao transformá-los em água, fonte da vida. As algas aparecem também como elemento usado pelas tecnologias japonesas na reciclagem de carbono para a produção de materiais, como plástico biodegradáve. As algas são até representadas também como adoráveis personagens da Hello Kitty. Vale a pena visitar.
Kuwait

O pequeno país do Oriente Médio se valeu de belos efeitos visuais para conquistar os visitantes. Instalou ainda alguns equipamentos simples para interação, como uma bomba que, ao ser acionada pelas pessoas, faz jorrar água (em um vídeo à frente). Ali os visitantes também podem conhecer a textura da areia do deserto, sobre a qual são projetadas imagens.
China

O vizinho do Japão tem um dos maiores pavilhões da Expo 2025 Osaka, com 3.500 m². Logo na entrada são exibidos objetos com milhares de anos, guardados em caixas com tampa de vidro sensível ao toque, como uma tela de iPad, permitindo ao visitante observar tudo com mais detalhes.
O pavilhão traz, em imagens esculpidas ao longo de um corredor ascendente, fatos e personagens que ligam a China ao Japão. Outro destaque é a concepção de cidades do futuro, como Xiong’an, a 100 km de Pequim, com foco em energia e saúde e outros aspectos importantes. O país também aborda a corrida espacial, com aparição de astronautas em telas, e os recursos dos oceanos.
Portugal

O tema do pavilhão é “Oceano, Diálogo Azul”, que busca um futuro sustentável e inovador, apresentando soluções que conciliam a conservação dos ecossistemas marinhos com o crescimento econômico sustentável. Também enfatiza a forte ligação com o Japão desde as caravelas, quando os portugueses chegaram ao arquipélago em 1543. Um painel exibe palavras de origem portuguesa assimiladas ao japonês, como “tempura”, derivada de “tempero”.
Outros pavilhões
Sites como “Places of Charm” e “Kodawari Times” publicaram dicas sobre outros pavilhões.
- Itália: conecta as maravilhas do Renascimento com a tecnologia moderna. O pavilhão inspirado em templos romanos expõe tesouros originais, como a escultura “Atlas Farnese”(séc. II), “O Sepultamento de Cristo”,de Caravaggio, o manuscrito “Codex Atlanticus”de Leonardo da Vinci e a escultura “A Ressurreição de Cristo”, de Michelangelo. Compartilha espaço com o Vaticano, que trouxe uma pintura autêntica de Caravaggio.
- Países Baixos: destacam o domínio da água. O visitante recebe uma pequena esfera que muda de cor ao ser aproximada de focos de luz no espaço.
- Espanha: apresenta tecnologias ambientais e relembra os primeiros contatos com o Japão no séc. XVII.
- Alemanha: tem como conceito a “economia circular”, visível em toda a exposição. O mascote entregue na entrada é redondo. Mostra exemplos como materiais reciclados em carros da Mercedes-Benz e queijos vegetais sem leite.
- Tailândia: ensina saudações no idioma local e oferece apresentação teatral com música e dança, convidando todos a participar.
- Brasil: organizado pela ApexBrasil, tem projeto cenográfico de Bia Lessa, com o tema “Abraçando a Sustentabilidade e Celebrando a Vida”. O espaço destaca cultura e inovação, traz a sala dos Parangoromos e exibe riquezas naturais e industriais em tela de LED.
Fotos: Portal Japão
Serviço
Expo 2025 Osaka
Até 13 de outubro.
Horários: o local da Expo funciona das 9h às 22h. Pavilhões: das 10h às 21h
Acesso: pela linha Osaka Metro Chuo, descendo na última parada, estação Yumeshima. Dali, os visitantes seguem até os portões da Expo. Detalhes: Mapa e Acesso. Recomenda-se deixar o carro em estacionamento próximo a alguma estação da linha Chuo e seguir de trem.
Ingressos: Preços e Compra
Reserva : Site para reservar visita aos pavilhões
































