Eleitores de Maebashi reelegem prefeita flagrada com funcionário em motel

Tóquio – Lembram da prefeita da cidade de Maebashi (Gunma), que estava para deixar o cargo depois de denunciarem que ela frequentava um motel com um funcionário da prefeitura? Pois é, Akira Ogawa foi reeleita para o cargo.
Maebashi é a capital de Gunma e tem cerca de 330.000 habitantes, os quais viram que a prefeita solteira se encontrava com seu amante casado. No auge da denúncia, Ogawa dizia que estava trabalhando, alegando que não havia sexo. Apenas foram para um quarto de motel para manter a privacidade do trabalho em políticas públicas.
No entanto, pressionada pela assembleia municipal, ela foi forçada a renunciar em novembro.
Ogawa entrou na última eleição para cumprir suas "promessas de campanha inacabadas", apelando aos eleitores com seu "histórico incomparável e determinação", publicou o The Asahi.
Quando o caso veio à tona, muitos residentes ficaram revoltados com a prefeita e pediram a sua renúncia. Segundo o Japan Today, o funcionário com o qual a prefeita se encontrava recebeu uma aposentadoria voluntária. Mas Ogawa permaneceu no cargo e convocou uma eleição antecipada. E o que é mais curioso, ela se reelegeu prefeita.
Todo aquele escândalo estourou em setembro e a eleição convocada por Ogawa foi realizada no domingo (12). Segundo o jornal japonês, o que os eleitores fizeram, na prática, foi dizer "acreditamos nela" ou "não nos importamos com a vida amorosa dela".
Diz-se que ela era um fenômeno por se lançar ao cargo de prefeita como candidata independente, numa região dominada pelo Partido Liberal Democrático (PLD). A revista Shukan Josei publicou que ela era conhecida por oferecer merenda escolar gratuita, redução nas passagens de ônibus escolar, aumento do apoio financeiro em lares monoparentais e cuidadores familiares.
Quando chamou as eleições antecipadas, ela foi para a rua e se disse inocente de má conduta sexual, mas se declarou culpada por ter causado um mal-entendido. Implorou por perdão por ter sido descuidada, e não corrupta.
No final, ela obteve 62.893 votos contra 52.706 de seu oponente mais próximo. E perdoada ela foi, conquistando a vitória sobre seu adversário.
Foto: Reprodução
Prefeita reeleita Akira Ogawa, de Maebashi







































