Cientistas japoneses ganham prêmio Ig Nobel com vacas ‘zebradas’

Compartilhar:

Estados Unidos – Um experimento inusitado garantiu a pesquisadores japoneses o Prêmio Ig Nobel de Biologia deste ano: pintar vacas com listras de zebra reduz pela metade a quantidade de insetos sugadores de sangue que elas atraem.

O Ig Nobel é uma paródia do Prêmio Nobel e homenageia cientistas que desenvolvem pesquisas engraçadas, criativas, mas que fazem pensar. A cerimônia de premiação foi realizada na semana passada na Universidade de Boston, em Massachusetts, segundo a mídia local.

E os cientistas japoneses praticamente se tornaram fregueses na premiação, pois este é o 19º ano consecutivo em que pesquisadores do país recebem o Ig Nobel.

Listras nas vacas

Os premiados desta vez foram Tomoki Kojima, da Organização Nacional de Agricultura e Alimentação, e outros colegas, que pintaram listras brancas em vacas pretas usando tinta à base de água, a fim de comparar o número de insetos que eram atraídos por elas em relação a vacas pretas comuns.

Para garantir que o efeito repelente não fosse causado pelo cheiro da tinta, eles também observaram vacas pretas pintadas com listras pretas.

O resultado foi surpreendente: o número de insetos sugadores de sangue atraídos pelas vacas com listras brancas foi cerca da metade do observado nas vacas com listras pretas ou sem pintura.

A descoberta foi publicada em artigo no ano de 2019, embora o mecanismo pelo qual o padrão listrado repele insetos ainda não seja totalmente compreendido, segundo o grupo.

Impacto econômico

O motivo do estudo leva em conta o impacto econômico das moscas hematófagas na pecuária dos Estados Unidos, estimado em US$ 2,2 bilhões por ano. A pesquisa do grupo pode ajudar a lidar com o problema de alguns insetos resistentes a inseticidas.

Segundo os cientistas, um projeto de demonstração para criar padrões listrados clareando os pelos do corpo do gado já foi realizado na província de Yamagata.

O pesquisador Kojima disse que recebeu consultas de criadores de gado wagyu sobre medidas contra insetos sugadores de sangue, o que o levou a explorar a hipótese de que padrões de zebra poderiam ter efeito repelente.

Na cerimônia de premiação do Ig Nobel, costumam ocorrer brincadeiras. E, no dia da premiação, os membros do grupo Kazato Oishi (Universidade de Kyoto) e Sei Sato (Centro de Pesquisa Pecuária de Aichi) interromperam o discurso de Kojima de forma humorística, aproximando dele painéis com desenhos de moscas.

Em resposta, Kojima entrou no clima e mostrou que estava bem integrado à pesquisa. Ele tirou o paletó e revelou uma camisa com estampa de zebra, arrancando aplausos da plateia.

“Fiquei muito surpreso e me perguntei se era uma pegadinha”, disse Kojima sobre o prêmio. “Estou honrado e muito feliz.”

Foto: Reprodução

Matérias relacionadas

Por: Redação
Olá pessoal JoeFox mais uma vez! Talvez você já tenha ouvido falar sobre processador, mas você s...
Por: Redação
Projeto cultural pretende incentivar a cultura brasileira e contribuir com as vítimas do terremoto ...
Por: Redação
Inscrições até dia  28/10/2022 (sexta-feira) Esse curso é para VOCÊ que : Quer aprender uma t...
Por: Redação
Evento deve acontecer em 5 cidades do Japão O comitê organizador do maior evento da comunidade bra...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...
Por: Antônio Bordin
Osaka – A Sala Multiuso, localizada no edifício dois do Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, est...
Por: Redação
Lituânia – O site Cybernews, especializado em segurança cibernética, divulgou esta semana o vaz...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A famosa chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos celestes mais espetaculares do ano,...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Fukui - O Japão poderá ter seis itens adicionados à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Or...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O PokéPark Kanto será inaugurado em 5 de fevereiro de 2026, segundo a operadora Yomiuri ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Eles decidiram vender tudo o que tinham para sair pelo mundo pedalando. Larissa Vargas e J...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Entre os destinos mais encantadores para visitar neste outono está a cidade de Gujo Hachim...
Por: Antônio Bordin
Mie – Os brasileiros que gostam de pescar em rios, no mar ou em outros locais agora têm uma opç...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um destino turístico que incorpora profundamente a cultura “kawaii” é o Museu Unko...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A operadora da linha Yamanote, em Tóquio, celebra o centenário da conclusão do circui...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão recebeu 20 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, re...
Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram