Olá pessoal JoeFox mais uma vez!
Talvez você já tenha ouvido falar sobre processador, mas você sabe o que é? E o que ele faz? E que diferenças existem entre eles e qual impacto isso gera em seu computador?
Então vamos simplificar para que todos possam entender tudo isso.
O processador é a peça que podemos chamar de cérebro do computador, é ele quem realiza as tarefas (cálculos) requisitadas pelo usuário (mas claro que ele não faz tudo isso sozinho).
Agora que já sabe o que é e o que ele faz, vamos conhecer as diferenças entre eles.
São duas as principais empresas que dominam esse mercado de processadores hoje, talvez você conheça a Intel e a AMD.
Os processadores mais usados e conhecidos da Intel são i3, i5 e i7, mas temos outros como o i9 por exemplo, já a AMD conta com a linha Ryzen também separados em 3, 5 e 7 além do threadripper.
Os processadores de número 3 possuem menos núcleos em comparação aos demais, por isso ele é recomendado para uso doméstico (assistir vídeos, fazer trabalhos de escola, acessar internet, redes sociais e programas leves).
Os processadores de número 5 possuem mais núcleos podendo processar mais informações ao mesmo tempo e são recomendados para uso mais geral podendo ser utilizado até em alguns jogos de forma satisfatória.
Os processadores de número 7 são de desempenho mais altos e de maior velocidade e quantidade de núcleos, podendo realizar praticamente qualquer tarefa.
Os processadores i9 e threadripper são os processadores supremos de cada marca e considerados de uso profissional e até usado em servidores, possuem muito mais núcleos que os demais e são recomendados para quem desenvolve várias atividades de alto desempenho no pc ao mesmo tempo e jogos pesados, sendo que o threadripper atual possui 64 núcleos contra 18 do i9, só para comparação o melhor i7 possui 8 núcleos.
Além disso, temos a geração e tipo de cada processador e isso é determinante no momento da escolha, hoje estamos na 11ª geração Intel e 5ª geração dos Ryzen da AMD.
Dica: a geração dos processadores é indicada pelos primeiros números de cada modelo como i7 – 3770 é da 3ª geração e i7 – 11700 é da 11ª geração Ryzen 7 3800 da 3ª e Ryzen 7 5800 da 5ª geração, sendo os três últimos números a indicação do modelo dessa geração.
Agora já dá para entender o impacto que cada um exerce em seu computador. Outro detalhe é que quanto mais nova a geração mais tecnologia nova ele carrega para melhorar o desempenho de sua máquina.