Cientistas acham no Japão vestígios do asteroide que extinguiu os dinossauros

2026/05/29 13:41
Compartilhar:

Hokkaido – Pesquisadores japoneses afirmam que há vestígios de uma colisão de asteroide que pode ter causado a extinção dos dinossauros no fim do período Cretáceo, há 66 milhões de anos, em uma parte da província de Hokkaido.

A descoberta é a primeira do tipo no Japão, segundo a equipe liderada por pesquisadores das universidades de Tohoku, de Tóquio e a Provincial de Fukui, publicou a Jiji Press.

O que se sabe é que o asteroide tinha entre 10 e 15 quilômetros de diâmetro e atingiu uma área próxima à atual Península de Yucatán, no México, e é considerado uma das causas da extinção dos dinossauros por ter provocado um rápido resfriamento global.

Mas existem vestígios do impacto daquele asteroide em várias partes do mundo em estratos com alta concentração de elementos do grupo da platina, que eram abundantes no objeto astronômico, conhecidos como limite Cretáceo-Paleógeno (K-Pg).

A equipe do professor Reishi Takashima, da Universidade de Tohoku, e outros cientistas passaram 10 anos estudando camadas sedimentares em Urahoro (Hokkaido), que já foi leito marinho no Cretáceo.

Com base nos fósseis microscópicos e nos elementos encontrados ali, os cientistas confirmaram que a camada é quase idêntica ao limite K-Pg de 66 milhões de anos. Mas os pesquisadores querem ir além, para encontrar sinais que indiquem o exato momento do impacto do asteroide.

Takashima explicou que são necessárias novas análises que revelem a extinção dos dinossauros e como a vida se recuperou gradualmente.

Foto: Reprodução

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio - O governo do Japão planeja exigir proficiência no idioma japonês para conceder visto pe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — O verão deste ano deverá ter temperaturas acima da média em todo o Japão, mesmo com ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Em uma pesquisa realizada com jovens de seis países sobre otimismo, apenas 16% dos entr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O tsunami gerado por um forte tremor ocorrido na costa da Rússia, na manhã desta quart...
Por: Antônio Bordin
Osaka - O Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Inv...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão planeja realizar testes com caminhões autônomos entre bases logísticas espec...
Por: Redação
Namorar: para muitos um desejo, para outros um trauma. Quem nunca se perguntou se sabe realmente com...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram