Bares temáticos no Japão atendem solitários, cientistas, fãs de trens e gamers

Tóquio – Recentemente foi muito comentado um bar em Yokohama (Kanagawa) voltado para pessoas que desejam se demitir de seus empregos. Mas o Japão tem uma cultura de bares altamente fragmentada, cada um voltado a um público com interesses comuns, como aquele para pessoas solitárias, entusiastas de ferrovias, interessados em ciências e até para quem busca aconselhamento espiritual com monges. As dicas são do SoraNews24, Time Out Tokyo e By Food.
Mudar de emprego

O Tenshoku Sodan Bar, ou Bar de Consultoria para Mudança de Carreira, em Yokohama, na província de Kanagawa, recebe clientes comuns. Mas se você chegar em busca de aconselhamento para mudar de emprego ou pedir demissão, a bebida é gratuita. O local foi aberto em janeiro de 2026.
No Tenshoku Sodan Bar os bartenders são todos consultores da agência de recrutamento LIA. O objetivo do bar é abrir espaço para conversas sobre emprego ou mercado de trabalho que não se encaixam em outros ambientes.
Informações: https://www.tenshoku.bar/ (é recomendado fazer reserva)
Solitários
O Hitori Bar foi aberto no distrito de Shinjuku, em Tóquio, em 2021, apenas para solitários, homens e mulheres. É proibida a entrada de grupos.
O local é exclusivo para clientes que estão bebendo sozinhos, para facilitar conexões entre introvertidos.
Quem for ao Hitori Bar, deve saber que o barman atua como mediador. Caso queira conversar com alguém ali, espere que ele introduza você a outros clientes antes de iniciar um bate-papo aleatório.
Informações: https://shinjuku-bar-hitori.com/
Foco Espiritual
Já o Vowz Bar, também em Shinjuku, aberto em setembro de 2000, curiosamente é gerenciado por monges budistas. Não são pessoas que se vestem como religiosos, eles são de fato monges.
Enquanto os clientes curtem suas bebidas, coquetéis preparados pelos monges, ouvem sermões e podem até pedir aconselhamento religioso.
Informações: https://vowz-bar.jp/
Só para cientistas

Ainda em Shinjuku funciona o Science Bar Incubator, aberto em abril de 2014. Seu foco é em ciências e é frequentado por interessados nesta área do conhecimento ou cientistas atuantes.
Para manter seu perfil explícito, as bebidas são servidas em béqueres; o vinho vem em tubos de ensaio e os petiscos são preparados com bicos de Bunsen. O ambiente no geral mais parece um laboratório de pesquisas.
Informações: https://www.incubator.sc/
Aficionados ferroviários
O Kiha Train Bar, no distrito Chuo, em Tóquio, tem foco no sistema ferroviário do Japão. Aberto em maio de 2006, ele é todo decorado como o interior de um vagão de trem local da série Kiha 58.
Curiosamente, o bartender usa aquele quepe típico de operadores de trens no Japão. E o lugar é um ponto de encontro dos “toritetsu” (apaixonados por trens).
O bar serve alimentos enlatados, como peixe em conserva, carne de porco e outros, que eram consumidos em trens antes das marmitas “ekiben” se tornarem comuns.
Informações: https://www.kiha-sake.com/
Detetives
No distrito de Ikebukuro, em Tóquio, funciona desde julho de 2013 o Detective Bar Progress, operado por detetives particulares reais.
Como curiosidade, o bar oferece experiências da profissão de detetive, como a coleta de digitais e simulação de cenas de crime.
Informações: https://tantei-cafe.com/ (é recomendado fazer reserva)
Mundo da fantasia

O Tir na nÓg fica em Ginza, em Tóquio, e seu nome pode ser traduzido como “Terra da Juventude”, pois vem da mitologia celta.
O ambiente é decorado com figuras como borboletas e fadas, com pequenos frascos de vidro com pó de fada brilhante. O cardápio de bebidas mais parece um livro de fantasia.
Informações: https://www.tirnanog-ginza.com/index_en.html
Bar para gamers

Em Akihabara, Tóquio, funciona o Tokyo Video Gamers, um paraíso para jogadores de videogame. O estilo do local é de bar retrô, sob um arco de ferrovia perto da estação de trem Akihabara.
O local é uma mistura de bar, café e fliperama, e oferece um cardápio diversificado, além de uma infinidade de jogos de fliperama gratuitos.
Informações: https://tokyovideogamers.com/
Foto: Canva







































