Taxa de passaporte nos consulados será reduzida pela metade a partir de junho

2026/05/05 13:52
Compartilhar:

Tóquio – A partir de 1º de junho, as taxas de emissão de passaportes brasileiros nas embaixadas e consulados do Brasil no exterior, incluindo o Japão, serão reduzidas pela metade, aproximando-as dos valores cobrados no Brasil, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A decisão, que consta da Portaria MRE nº 664/2026, visa contribuir para a manutenção da documentação brasileira em dia por parte de indivíduos e famílias binacionais no exterior, em especial de crianças nascidas fora do Brasil.

Em nota, o Ministério justificou ainda que o passaporte é documento essencial ao exercício de direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros no exterior.

Ao torná-lo mais acessível, a medida reforça o compromisso do governo brasileiro com o aprimoramento contínuo dos serviços consulares e com a atenção à comunidade brasileira no mundo.

Hoje, a taxa de emissão de passaportes no Japão é de 21.600 ienes para maiores de 18 anos de idade; de 14.400 ienes para aqueles entre 4 e 18 anos incompletos; e de 7.200 ienes para crianças de até 4 anos incompletos. O custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Quem vive no Japão costuma se sentir confortável onde está, porém com o tempo cresce...
Por: Redação
Gunma – Nem toda atividade econômica iniciada no Japão exige aprovação prévia, mas algumas s...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O ex-cofundador do Twitter, Jack Dorsey, lançou a versão beta do aplicativo de ...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Algumas empresas japonesas anunciaram que reduzirão a contratação de recém-formados ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Pelo menos seis pessoas ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 7,2 registrado n...
Por: Redação
No próximo dia 9 de março de 2025, o Centro Intercultural de Hamamatsu será palco de um evento in...
Por: Antônio Bordin
Yamanashi/Shizuoka – Os estrangeiros representaram 32% do total de pessoas que escalaram o Monte F...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Redação
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram