Qual a diferença entre um templo (otera - お寺) e um santuário (jinja - 神社) ?
Com a chegada do ano novo no Japão, muitas pessoas visitam os templos e santuários ao redor do país para fazerem pedidos de saúde, prosperidade e outros desejos para o ano que se aproxima.
No entanto você sabia que existe uma diferença entre templos (otera - お寺) e os santuários (jinja - 神社) por causa das religiões.
Você pode distingui-los pelo nome, se terminar com Ji ou dera (寺) exemplos: Todaiji, Asakusaji, Kyomizudera.
E os que tem as palavras jinja, jingu (神社・神宮) exemplos: Ise Jingu, Meiji Jingu, Itsukushima Jinja
Os templos (お寺) representam o budismo e as suas construções possuem a finalidade de consagrar o Buddha, que é originário da Índia e da China.
O santuário xintoísta é denominado Jinja (神社) e a religião caracteriza-se pelo culto à natureza, aos ancestrais e pelo seu politeísmo (crença em vários deuses) e suas construções geralmente são dedicadas a uma divindade.
Você poderá distingui-los prestando atenção nas construções:
A maioria dos templos budistas possuem portões de entrada, o mon (門).
E os santuários tendem a ter projetos coloridos e imponentes. Uma característica famosa dos santuários é o seu torii (鳥居), que simboliza um portal xintoísta na entrada.
Quando for visitá-los não se esqueça dos rituais:
- curvar-se antes de entrar nos portões de entrada ou atravessar os portais. Este gesto expressa que você está pedindo licensa, permissão para entrar neste território sagrado.
- lavar as mãos no temizuya usando as canecas para pegar a água. Nunca coloque a sua mão dentro do tanque que armazena a água. Este gesto representa falta de respeito com a água sagrada. Use sempre as canequinhas para pegar a água e molhe as mãos alternadamente.
- se tiver um grande vaso com os incensos acesos, toque na fumaça e puxe-a para seu corpo, como estivesse tomando uma banho de purificação com a fumaça.
- Depois ore, mas se houver a caixinha de recolhimento de oferendas em dinheiro, jogue o valor que desejar.
- No local da oração, a diferença está que no se há sino ou não, Eles são de templos xintoístas, se houver balance o sino na sua vez.
- Junte as mãos silenciosamente e faça a sua oração.
Como parte da visita, compre os paduás de proteção do pedido que desejar e tire a sorte no omikuji!
E um feliz ano novo para você e sua família! よいお年を迎えて下さい。