Japão planeja endurecer lei contra desinformação e fake news em eleições

2026/06/19 10:58
Compartilhar:

Tóquio – Partidos governistas e de oposição no Japão planejam aprovar alterações na legislação para obrigar operadoras de plataformas de redes sociais a reduzir o impacto negativo da desinformação, de informações incorretas e da difamação durante eleições no país.

Um acordo foi firmado em uma reunião de um conselho suprapartidário sobre campanhas eleitorais, com a participação de parlamentares do governista Partido Liberal Democrata (PLD), da Aliança Reformista Centrista e de outros partidos, noticiou a Jiji Press.

A proposta amplia a responsabilidade sobre o ambiente digital. As plataformas teriam de reduzir o impacto da desinformação, responder melhor a pedidos de remoção de conteúdo, interromper a monetização de usuários que lucram com publicações problemáticas, rotular postagens produzidas por inteligência artificial e divulgar avaliações sobre as medidas adotadas.

Um projeto de lei com esse objetivo já está sendo elaborado. O texto também deverá incluir a flexibilização das regras sobre o uso de e-mails durante campanhas eleitorais.

Com relação a punições, o artigo 235 da Lei de Eleições para Cargos Públicos já prevê sanções para a publicação de informações falsas em contexto eleitoral. Quem divulgar fatos falsos com o objetivo de eleger a si mesmo ou outro candidato pode ser punido com até 2 anos de prisão ou multa de até 300 mil ienes.

No caso de quem publicar informações falsas ou distorcer fatos com o objetivo de impedir a eleição de um candidato, a pena pode chegar a 4 anos de prisão ou multa de até 1 milhão de ienes. A regra pode ser aplicada a políticos, candidatos, apoiadores ou usuários comuns, desde que a conduta se enquadre nos requisitos previstos pela legislação.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Kumamoto – Empresas e organizações estão arrecadando fundos para apoiar as vítimas do terremot...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de junho, as instituições médicas no Japão poderão cobrar taxas de cancela...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O surfista Lucca Bonfim, de 12 anos, disputará neste mês de outubro o 59th All Japan ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – A professora Silvia Bonfim realizará neste sábado (15) o workshop Sun Flow Experience...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O Censo Demográfico realizado no Brasil em 2022 revelou que apenas 20 pessoas no paí...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Ao longo do mês de agosto, o Pavilhão Brasil na Expo Osaka 2025 receberá uma série de ...
Por: Redação
As apresentações, que marcaram o retorno de Deive ao país, emocionaram e inspiraram centenas de p...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O tufão nº 15, denominado Chan-hom, deverá atingir as províncias de Fukushima e Ibarak...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Shizuoka - Entre extensas plantações de chá e o litoral da baía de Suruga, Makinohara (牧之原...
Por: Redação
Ibaraki - Caminhar silenciosamente, lançar shuriken e testar o equilíbrio sobre a água são algum...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Kakegawa, na província de Shizuoka, reúne construções históricas, muse...
Por: Redação
Shizuoka – Em Kikugawa, o turismo está diretamente ligado à paisagem que ajudou a construir a id...
Por: Redação
Shizuoka – Localizada no extremo oeste da província de Shizuoka, junto à divisa com Aichi, Kosai...
Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Redação
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Redação
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram