Japão emite alerta de gripe com aumento de casos em 24 províncias

Tóquio – O governo do Japão emitiu um alerta nacional devido ao aumento de casos de gripe no país. Segundo o Ministério da Saúde, o surto vem afetando principalmente crianças e idosos.
O alerta foi declarado na sexta-feira (21), cinco semanas antes do registrado na temporada passada, informou a mídia local.
Em cerca de 3.000 instituições foram relatados 145.526 pacientes durante a semana de 10 a 16 de novembro, com média de 37,73 pessoas por unidade, acima do nível de referência para emissão do alerta, que é de 30, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, publicou a Kyodo.
As autoridades informaram que o vírus mais comumente identificado foi a cepa tipo A de Hong Kong, a mesma que circulou amplamente durante o inverno de 2023.
Como houve disseminação desse vírus em Hong Kong e Taiwan entre agosto e setembro, as autoridades acreditam que turistas vindos dessas regiões ou japoneses que viajaram para esses locais podem ter contribuído para o aumento das infecções. Médicos acrescentam que a queda brusca da temperatura e a má ventilação também influenciaram o cenário.
O aumento foi registrado em 24 das 47 províncias do país, com maior gravidade no leste do Japão. Miyagi apresentou a maior média, 80,02 casos por instituição, seguida por Saitama, com 70,01.
As maiores áreas metropolitanas também tiveram números elevados, como Tóquio, com média de 44,75, e Osaka, com 31,57. Os índices mais baixos ocorreram em Kochi, Tokushima e Kagoshima.
As faixas etárias mais afetadas foram crianças de 1 a 4 anos, de 5 a 9 anos e adultos com 80 anos ou mais.
O aumento repentino também levou ao fechamento de escolas e creches. Pelo menos 6.235 instituições de ensino e unidades de cuidados infantis suspenderam suas atividades, quase 1,7 vez o total da semana anterior.
Foto: Reprodução/Instituto Japonês de Segurança da Saúde
Vírus da gripe
































