Japão alerta para riscos no uso incorreto de fogareiros e geradores portáteis

Tóquio – O Japão celebrou recentemente o Dia da Prevenção de Desastres e alertou que o uso incorreto de cartuchos de gás para fogões portáteis e de geradores de eletricidade pode resultar em acidentes.
O Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE, na sigla em inglês) divulgou que já ocorreram 204 acidentes envolvendo o uso de cartuchos de gás entre 2020 e 2024. Os acidentes resultaram na morte de 5 pessoas e no ferimento de 67.
Os técnicos do NITE analisaram 157 casos e concluíram que a causa mais comum dos acidentes foi o fato de o produto estar defeituoso – responsável por 92 incidentes – seguida pelo uso indevido, com 29 casos.
Em sete casos, a deterioração do botijão ao longo do tempo foi identificada como a causa dos acidentes. Em muitos episódios, o gás vazado dos botijões acabou pegando fogo.
A recomendação dos técnicos do NITE, para que sejam evitados acidentes, é que as pessoas verifiquem a data de validade do material, que normalmente é de 10 anos a partir da data de fabricação.
Os usuários devem também verificar se os cartuchos de gás estão corretamente conectados aos fogões durante o uso, para garantir que não haja vazamento de gás. Os fogareiros, em geral, têm uma alavanca que ajuda a conectar o tubo ao equipamento.
Os técnicos do NITE lembraram ainda que os tubos de gás devem ser armazenados em locais onde a temperatura não exceda 40 ºC.
Geradores de energia
No período de 2020 a 2024, foram registrados 21 acidentes com geradores portáteis de energia, a maior parte por intoxicação por monóxido de carbono, devido ao fato de terem sido usados em ambientes fechados.
O NITE investigou mais detalhadamente 17 casos, sendo que 12 resultaram do manuseio incorreto.
Os acidentes envolvendo geradores portáteis tendem a ter múltiplas vítimas. Nos cinco anos até 2024, foram registradas 6 mortes devido ao manuseio inadequado de geradores portáteis.
Para evitar que esses acidentes ocorram, os técnicos do Instituto pedem que as pessoas operem tais geradores de energia apenas ao ar livre, onde haja boa ventilação.
O uso tanto de cartuchos de gás quanto de geradores portáteis de energia pode ser útil no Japão, que é propenso a desastres naturais, pois permite que as pessoas cozinhem alimentos ou usem os aparelhos como aquecedores durante as estações frias.
O NITE afirmou que é importante que as pessoas não apenas comprem essas ferramentas, mas também aprendam a usá-las corretamente para evitar acidentes. Além disso, devem se manter informadas caso determinados produtos sejam recolhidos devido a defeitos ou por estarem obsoletos.
Foto: Reprodução/NITE































