Festival das Pipas de Hamamatsu 2025: Tradição, Cultura e Amizade Brasil-Japão

Compartilhar:

O Hamamatsu Matsuri é um dos festivais mais tradicionais do Japão, realizado anualmente na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, durante o feriado da Golden Week. Conhecido internacionalmente pelas espetaculares batalhas de pipas gigantes (tako gassen) que acontecem nos céus da praia de Nakatajima, o evento é uma vibrante celebração da cultura local, envolvendo a participação ativa de 171 bairros da cidade. Cada bairro confecciona sua própria pipa decorada com o brasão da comunidade, e as competições acontecem ao som dos tambores e gritos de torcida, em uma atmosfera de grande energia e emoção.

Em 2025, o festival terá uma participação especial do Brasil, celebrando os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Graças à parceria entre o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu e a Prefeitura de Hamamatsu, e à idealização do projeto pelo Cônsul Aldemo Garcia, o Brasil estará representado com uma pipa especial, estampada com o selo comemorativo dos 130 anos, a arte Brasil elaborada pela Embratur e o logo da prefeitura de Hamamatsu. Quinze brasileiros participarão da tradicional empinação desta pipa, que será levada ao céu e participará da batalha oficial de pipas no dia 3 de maio. Além disso, no mesmo dia, um grupo de aproximadamente 80 brasileiros participará do desfile do Hamamatsu Matsuri, acompanhando a banda do Corpo de Bombeiros de Hamamatsu, em uma apresentação que terá início às 18h, saindo da frente da estação de Hamamatsu.

Programação Oficial:

Arena Nakatajima (Local da batalha de pipas):

  • Batalha de pipas (incluindo a pipa brasileira):
    • 3 de maio: 10h00–15h00
    • 4 de maio: 10h00–15h00
    • 5 de maio: 12h00–15h00
  • Exposição do Festival de Hamamatsu:
    • 3 a 5 de maio: 9h00–16h30
  • Feira de Produtos Locais:
    • 3 a 5 de maio: 10h00–16h00
  • Oficina de Confecção de Mini-pipas:
    • 3 a 5 de maio: 9h00–15h00
  • Concurso de Fotografia e Fotospot:
    • 3 a 5 de maio: 9h30–14h00
  • Experiência prática de empinar pipas:
    • 3 a 5 de maio: 9h30–14h00

Centro da Cidade de Hamamatsu (Área Central, estação de Hamamatsu e praça ZaZa City):

  • Desfile da Banda do Corpo de Bombeiros de Hamamatsu + grupo de brasileiros:
    • 3 de maio: a partir das 18h nos arredores da estação de Hamamatsu
  • Desfile dos Daishas (carros alegóricos tradicionais):
    • 3 de maio: 18h30–21h00
    • 4 de maio: 18h00–21h00
    • 5 de maio: 18h00–21h00
  • Apresentações de Rua e Eventos Especiais:
    • 3 a 5 de maio: 13h00–16h30
  • Festival de Food Trucks e Exposição de Produtos:
    • 3 a 5 de maio: 10h00–20h00

Sobre o Festival de Hamamatsu:

Realizado há mais de 450 anos, o Hamamatsu Matsuri é um evento que celebra o nascimento dos filhos primogênitos dos moradores da cidade, uma tradição que originou o costume de empinar grandes pipas para desejar prosperidade e saúde. Além das batalhas de pipas durante o dia, à noite a cidade se transforma com os impressionantes daishas, luxuosos carros alegóricos ricamente decorados, que desfilam pelas ruas iluminadas de Hamamatsu.

O evento envolve mais de 1.7 milhão de visitantes ao longo de três dias, oferecendo atividades culturais, apresentações artísticas e uma ampla variedade gastronômica.

📍 Como chegar ao Festival de Hamamatsu

O Festival das Pipas e o Hamamatsu Matsuri acontecerão na área de Nakatajima e no centro da cidade de Hamamatsu, em Shizuoka. Durante os dias do evento (3 a 5 de maio), o acesso será bastante organizado:

Para informações adicionais, você pode consultar o site oficial: 浜松まつり公式サイト - Acesso

De Trem:
A estação mais próxima é a Estação de Hamamatsu (浜松駅), servida pela linha JR Tokaido. Saindo da estação, você terá fácil acesso ao centro do festival. Para a área de empinação de pipas (Nakatajima Sand Dunes), há ônibus especiais disponíveis durante o evento.

De Ônibus:
Ônibus temporários ligarão a Estação de Hamamatsu até Nakatajima Kaihin Koen (local da batalha de pipas). A viagem de ônibus leva aproximadamente 20 minutos. Consulte os horários nos pontos de informação instalados na estação.

De Carro:
Embora seja possível ir de carro, recomenda-se usar transporte público devido ao grande fluxo de visitantes e à limitação de estacionamentos próximos ao evento.

Recomendações:

Evite uso de drones e rádios controlados (proibidos no evento).

Respeite as regras de convivência, como proibição de fumar caminhando.

Composta por uma equipe trilíngue (português, japonês e inglês) com sólida trajetória nos setores privado e governamental do Japão, nossa Redação une domínio tecnológico à paixão genuína pela cultura nipônica, transitando do universo dos mangás às tradições milenares. Mais do que vivência, prezamos pela credibilidade: fugimos do "achismo" e fundamentamos todo o nosso conteúdo em fontes concretas e verificadas, garantindo informação precisa e segura para os nossos leitores.

Matérias relacionadas

Por: Redação
KEIREKI - 経歴 - carreira, histórico (pessoal), experiência profissional, currículo BYOUREKI - ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As mais fortes nevascas registradas no Japão nesta temporada deixaram até agora dez pe...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As regras para andar de bicicleta no Japão se tornarão ainda mais rígidas a partir de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O cantor e compositor Ivan Lins realizará sua “Turnê de 80 Anos” em várias cidade...
Por: Redação
O Espaço do Empreendedor Brasileiro (EEB), iniciativa pioneira da rede consular brasileira no exter...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um forte terremoto com magnitude preliminar de 7,5 atingiu o nordeste do Japão na noite...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro, data que homenageia uma das profissõe...
Por: Alinne Ayumi
Uma história para contar. No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos d...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tokushima – A melhor época para ver os redemoinhos do Estreito de Naruto, em Tokushima, é na pri...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O equinócio vernal, que marca o início da primavera, será no dia 20 de março. No Jap...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos três matsuri mais esperados do ano em Tóquio é o Festival Sanja (Sanja Matsuri...
Por: Antônio Bordin
Niigata – Um dos lugares que merecem uma visita é a Ilha de Sado, na costa da província de Niiga...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O evento “Yokai em Movimento Tokyo – Imagination of Japan” será realizado entre o...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Muitos dos turistas que vão a Kyoto visitam templos e santuários que normalmente estão ...
Por: Antônio Bordin
Kagoshima – Uma das atrações da província de Kagoshima são as areias quentes na cidade de Ibus...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A província de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é conhecida por ser uma das regi...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram