Entenda o polêmico Imposto dos Solteiros que começou no Japão

2026/04/13 08:42
Compartilhar:

Tóquio – A partir deste mês de abril, começa a ser cobrada a contribuição que visa arrecadar fundos para ações voltadas ao aumento da taxa de natalidade no Japão. A novidade vem sendo apelidada popularmente de Imposto dos Solteiros (独身税, Dokushinzei). Saiba do que se trata.

O chamado Imposto dos Solteiros na verdade não existe oficialmente, mas é a forma como muitos residentes passaram a se referir à cobrança. O termo correto é Kodomo Kosodate Shienkin Seido (子ども・子育て支援金制度). Em português, o nome pode ser traduzido como Sistema de Contribuição para Apoio à Infância e à Criação de Filhos.

Esta é uma contribuição obrigatória adicionada ao seguro de saúde. O valor será incluído no Seguro Social (Shakai Hoken) ou no Seguro Nacional de Saúde (Kokumin Kenko Hoken), atingindo praticamente toda a população do país.

Por que chamam de “imposto dos solteiros”? O apelido surgiu por um motivo simples: todo mundo paga, mas os benefícios diretos vão principalmente para quem tem filhos. A lógica do governo é que toda a sociedade deve ajudar, porque as crianças de hoje serão a base do sistema previdenciário no futuro.

Pessoas solteiras ou casais sem filhos contribuem financeiramente sem receber vantagens imediatas. Isso gerou a percepção de que seria uma taxa injusta, daí o nome dokushinzei. Mas o próprio governo rejeita esse termo e afirma que a política é coletiva, não direcionada a um grupo específico.

A contribuição entrou em vigor neste mês de abril (2026) e o impacto deve aparecer nos holerites a partir dos descontos realizados em maio.

O valor varia conforme a renda e o tipo de seguro de cada pessoa. As estimativas médias são de 250 ienes por mês em 2026, podendo subir para 350 ienes em 2027 e chegar a 450 ienes em 2028. Pessoas com maior renda podem pagar cerca de 1.000 ienes mensais.

O objetivo do governo é financiar o auxílio infantil, creches e serviços relacionados, apoiar gestantes e famílias com filhos, além de incentivar a licença parental e melhorar as condições gerais para a criação de crianças no Japão.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No dia 22 de abril a chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico sob condições moder...
Por: Redação
A música brasileira vai tomar conta do coração do Japão mais uma vez! A tradicional iniciativa B...
Por: Antônio Bordin
Filipinas/Tóquio – A Agência Meteorológica do Japão suspendeu o alerta de tsunami para a costa...
Por: Redação
O youtuber e comediante Whindersson Nunes demostrou gratidão do começo ao fim de seu espetáculo r...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão notificou instituições médica...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Antônio Bordin
Aichi – A organização do Campeonato Mundial de Rali (WRC) intensificou uma campanha global volta...
Por: Antônio Bordin
Paraguai – Números recentes apontam que mais de 263 mil brasileiros deixaram o Brasil para trabal...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram