Eleitores japoneses priorizam bem-estar social em vez de reforma na Constituição

2026/05/15 11:47
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa revelou que as metas dos eleitores são muito diferentes daquelas defendidas tanto pelo Partido Liberal Democrata (PLD), da primeira-ministra Sanae Takaichi, quanto do seu parceiro de coalizão, o Nippon Ishin, ou Partido da Inovação do Japão. Enquanto Takaichi defende a reforma da Constituição, seus eleitores estão mais preocupados com aposentadoria, assistência médica e cuidados com idosos, além de outros temas importantes no cotidiano.

A pesquisa foi feita pelo jornal The Asahi com a equipe liderada pelo professor Masaki Taniguchi, da Universidade de Tóquio.

Depois da eleição esmagadora da coalizão em fevereiro passado, o Nippon Ishin pediu a redução do total de cadeiras na Câmara Baixa e para tornar Osaka uma capital secundária do Japão. Ao mesmo tempo, Takaichi decidiu revisar a Constituição.

Mas a pesquisa do The Asahi mostrou que os líderes governistas não estão sintonizados com os desejos daqueles que os elegeram. O levantamento feito por correio em março e abril com 1.827 eleitores, revelou que apenas 1% deles citou a revisão da Constituição, isso entre apoiadores do PLD.

Entre as opções dadas na pesquisa, 38% dos eleitores selecionaram aposentadoria, assistência médica e cuidado com idosos. Em seguida vieram temas como política fiscal e tributação, com 17%; criação dos filhos e educação, com 13%; e política externa e segurança nacional, com 10%.

Com relação à revisão da Constituição, o índice foi de 5% entre simpatizantes do Partido Conservador do Japão e 3% entre apoiadores do Partido Democrático para o Povo.

A pesquisa foi realizada por membros das universidades de Tóquio, Tohoku, Kansai, Hosei e Takushoku.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Tóquio – Com a chegada do verão japonês, alguns itens não devem jamais ser deixados dentro de ...
Por: Silvio Mori
Shizuoka - O Brazilian Day Japan Hamamatsu 2026 já tem a programação definida para os dias 18, 19...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, defendeu a realização de um debate n...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A seleção brasileira masculina de vôlei fará dois amistosos contra o Japão durante ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O humorista Matheus Ceará fará duas apresentações no Japão no mês de novembro, nas p...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Enquanto muitos países celebram o Dia da Independência, o Japão comemora o Dia da Fun...
Por: Antônio Bordin
Kumamoto – A Sociedade da Cruz Vermelha Japonesa está alertando a população sobre golpistas que...
Por: Antônio Bordin
Brasília – Mais de 2 milhões de imigrantes estrangeiros de 200 nacionalidades estão registrados...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
Por: Redação
Tóquio - Você já visitou algum museu nacional no Japão? Se ainda não, vale a pena incluir pelo ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka - Um hotel na cidade de Ito, na província de Shizuoka, está oferecendo um serviço difere...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram