Eleitores japoneses priorizam bem-estar social em vez de reforma na Constituição

2026/05/15 11:47
Compartilhar:

Tóquio – Uma pesquisa revelou que as metas dos eleitores são muito diferentes daquelas defendidas tanto pelo Partido Liberal Democrata (PLD), da primeira-ministra Sanae Takaichi, quanto do seu parceiro de coalizão, o Nippon Ishin, ou Partido da Inovação do Japão. Enquanto Takaichi defende a reforma da Constituição, seus eleitores estão mais preocupados com aposentadoria, assistência médica e cuidados com idosos, além de outros temas importantes no cotidiano.

A pesquisa foi feita pelo jornal The Asahi com a equipe liderada pelo professor Masaki Taniguchi, da Universidade de Tóquio.

Depois da eleição esmagadora da coalizão em fevereiro passado, o Nippon Ishin pediu a redução do total de cadeiras na Câmara Baixa e para tornar Osaka uma capital secundária do Japão. Ao mesmo tempo, Takaichi decidiu revisar a Constituição.

Mas a pesquisa do The Asahi mostrou que os líderes governistas não estão sintonizados com os desejos daqueles que os elegeram. O levantamento feito por correio em março e abril com 1.827 eleitores, revelou que apenas 1% deles citou a revisão da Constituição, isso entre apoiadores do PLD.

Entre as opções dadas na pesquisa, 38% dos eleitores selecionaram aposentadoria, assistência médica e cuidado com idosos. Em seguida vieram temas como política fiscal e tributação, com 17%; criação dos filhos e educação, com 13%; e política externa e segurança nacional, com 10%.

Com relação à revisão da Constituição, o índice foi de 5% entre simpatizantes do Partido Conservador do Japão e 3% entre apoiadores do Partido Democrático para o Povo.

A pesquisa foi realizada por membros das universidades de Tóquio, Tohoku, Kansai, Hosei e Takushoku.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
O cantor e compositor Arlindinho Cruz fez o público dançar com as batidas do samba  Pelo terc...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Pernambuco – Lucas Figueiredo, de apenas 14 anos, criou uma bomba d’água movida a energia eóli...
Por: Antônio Bordin
Osaka - A Sala dos Parangoromos, no Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, fica no segundo edifício....
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A "Caminhada Japonesa" vem conquistando adeptos em todo o mundo. Já foi notícia em gra...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A história de que no Japão o professor seria o único profissional isento de se curvar...
Por: Redação
Ibaraki – A Taiyo Corporation realizou o 1º Fórum de Educação, um encontro inédito que reuniu...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — Cerca de 80% das empresas no Japão enfrentam impactos negativos em razão do conflito n...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram