Casos de gripe mais que dobram no Japão e colocam autoridades em alerta

Tóquio – O número de casos de gripe no Japão mais que dobrou até o início deste mês, segundo o Instituto Japonês de Segurança da Saúde. Cerca de 3.000 instituições médicas relataram 57.424 pessoas infectadas, 2,4 vezes mais do que na semana anterior.
Cada instituição médica atendeu em média 14,9 pacientes com gripe, um aumento em relação aos 8,61 registrados na semana anterior, que corresponde ao fim de outubro. É a primeira vez na temporada que o índice ultrapassa o valor de referência 10, segundo a NHK e a Kyodo.
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de casos ultrapassou esse patamar pelo menos seis semanas antes do observado na última temporada de gripe, quando um grande surto atingiu o país.
O órgão governamental, porém, observa que ainda analisa a situação, já que o número de instituições que enviam relatórios ao Ministério da Saúde foi reduzido em abril, de 5.000 para cerca de 3.000.
Um total de 2.161 escolas de ensino fundamental, médio e superior suspendeu turmas ou séries inteiras devido a surtos de gripe.
Segundo o Instituto, a província de Miyagi apresentou o maior número de pacientes por instituição, com 28,58. As províncias de Kanagawa, Saitama, Chiba, Hokkaido, Okinawa e Tóquio também registraram médias acima de 20.
Médicos informam que a cepa da gripe A é a predominante e altamente contagiosa, afetando pessoas de todas as idades.
As autoridades recomendam que a população mantenha hábitos de higiene, como lavar as mãos e usar máscaras, e considere a vacinação contra a gripe. Caso apresentem indisposição, orientam que procurem um médico.
Foto: Banco de Imagens
































