Brasileiros vão disputar concursos de karaokê no Japão em outubro

São Paulo – Rosana Akimi Sasaki, 58, integrará um grupo de 20 cantores brasileiros que virá ao Japão, em outubro, para participar de um concurso de karaokê chamado GoGoHai, em Yokohama (Kanagawa).
O convite partiu de um velho amigo, Eduardo Kanto. “Como ele quer celebrar os 130 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, nos convidou a participar de um concurso do qual só participam japoneses”, explicou a cantora.
O concurso acontecerá no dia 27 de outubro, mas Rosana já selecionou 20 cantores prontos para competir. Segundo ela, todos estão se preparando em diversos aspectos para concorrer em condições de igualdade com os japoneses.
“Eu me sinto feliz por conseguir essa oportunidade de não só competir em um concurso de karaokê no Japão, mas também de poder levar outras pessoas para participar. Cantar no Japão será a realização de um sonho”, revelou.
Outro concurso
Rosana participou, em novembro de 2024, de um programa relacionado a quimonos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que durou 55 dias. Nesse período, graças aos contatos que mantém no país, também foi convidada a participar de outro concurso de karaokê, chamado Taishu.
A competição será realizada no dia 19 de outubro, em Saitama, e Rosana selecionou três cantores para participar.
“O Brasil não estava presente nesta competição há uns 15 anos. Agora chegou o convite, já realizamos uma pré-qualificação e levaremos três cantoras de nível semiprofissional”, esclareceu.
Febre do karaokê em São Paulo
A cantora mantém vida ativa no universo do karaokê. Já competiu em diversos concursos, venceu muitos deles e atualmente é diretora do Conselho Fiscal da União Paulista de Karaokê.
“Todo fim de semana tem um concurso em São Paulo, organizado pelas associações das províncias e por outros grupos”, disse.
Segundo Rosana, esses concursos chegam a reunir cerca de 500 cantores em um único domingo, com apresentações que começam às 7h30 e só terminam por volta das 20h.
Ela contou ainda que, durante a pandemia de coronavírus, foram realizados vários concursos de karaokê online.
“Como todas as pessoas têm um celular que dá para gravar, elas enviavam vídeos de seus cantos por WhatsApp. O interessante é que, como passaram a se ouvir mais, foram melhorando em vários aspectos relacionados ao canto”, relatou.
“Eu era a apresentadora desses concursos, que depois foram transmitidos pelo YouTube. Era muito gostoso, porque muitas pessoas ficavam felizes em reencontrar os amigos, mesmo que de forma online”, completou.
Foto: Banco de Imagem