Brasileiro Lucca Bonfim é destaque no surfe e vai competir no All Japan sub-12

Compartilhar:

Shizuoka – O surfista Lucca Bonfim, de 12 anos, disputará neste mês de outubro o 59th All Japan Surfing Championship 2025, que será realizado entre os dias 11 e 18 na praia de Shizunami, cidade de Makinohara (Shizuoka). O jovem atleta vem se destacando em várias competições de surfe e, quando não conquista o primeiro lugar, marca presença no pódio.

Lucca nasceu em Hamamatsu (Shizuoka). Seus pais, Silvia, 45, e Tato, 47, também surfistas, vivem no Japão há 30 anos e residem atualmente em Iwata. Os outros dois filhos do casal, Matheus, de 24, e Giovana, de 21, também apreciam as ondas, mas não disputam campeonatos como Lucca.

Silvia conta que Tato surfava no Brasil e chegou a competir. Ele se mudou para o Japão aos 18 anos, enquanto Silvia chegou aos 14. “Acredito que estrangeiros, de modo geral, enfrentam dificuldades para surfar no Japão. A comunidade de surfistas é bastante fechada. Por isso o Lucca precisa se esforçar muito mais para provar o valor dele”, comenta.

Segundo a mãe, quando o filho começou a surfar, poucos acreditavam em seu potencial. “Inclusive muitos brasileiros não acreditavam”, recorda. Mas, à medida que Lucca conquistava bons resultados, a desconfiança foi desaparecendo.

O jovem segue um caminho diferente da maioria dos meninos brasileiros, que preferem o futebol. “Meus pais me ensinaram a surfar e andar de skate. Comecei com 3 anos e no início sentia medo, não conseguia ficar na prancha. Mas aos 5 anos criei coragem e decidi que queria ser surfista”, relata.

Ligação com o mar

O vínculo com o mar é tão forte que Silvia afirma que a família não consegue viver longe do litoral. “Se for para morar perto da praia, precisa ser em um lugar com ondas”, explica. Atualmente, a residência dos Bonfim fica a apenas cinco minutos de carro de uma praia e a quinze de outra, ambas ideais para o surfe.

Lucca surfa focado nas competições. “Quando as ondas estão boas, treino as manobras que preciso executar nas provas. Fico feliz quando consigo, porque isso garante pontos e vitórias nas baterias”, afirma.

Apesar da experiência, admite que sempre sente nervosismo antes das competições. “Fico preocupado em realizar todas as manobras exigidas e seguir as regras. Tento respirar e me acalmar, porque o número de ondas que posso pegar é limitado”, explica. Para Silvia e Tato, também é difícil controlar a ansiedade ao ver o filho se preparando. “Não falamos disso o tempo todo. Ele ainda é uma criança. Mas oramos para que tudo dê certo”, diz Silvia.

Em uma das disputas, Lucca chegou a se machucar quando a prancha bateu em seu corpo. Mesmo com dor, manteve a concentração, venceu a bateria e foi atendido em seguida.

O surfista compete desde o fim de 2023 e venceu sua primeira prova na categoria sub-12. Na ocasião, segundo Silvia, Lucca surfou ao lado do renomado Thomas Carroll, terminando por receber elogios de muitos.

“No ano seguinte, começamos a receber apoio de patrocinadores, empresas de roupas esportivas e fabricantes de pranchas. No início ele não entrou em muitas competições, porque queríamos entender como funcionava. Mas hoje ele é registrado na Nippon Surfing Association (NSA) desde os 8 anos de idade”, conta Silvia.

Único surfista na escola

Lucca cursa o sexto ano em uma escola japonesa, onde a maioria dos colegas brasileiros prefere jogar futebol. “Sou o único que surfa na escola”, diz. Silvia lembra que, no ano passado, o filho teve um professor que não ajudava. “Este ano é diferente. O professor atual sabe que ele treina muito, então permite que finalize as tarefas depois. É alguém que valoriza e respeita nossa família”, explica.

O jovem costuma treinar antes das aulas e também depois, quando as condições do mar permitem. “Se não há ondas, o combinado é brincar com os amigos. Queremos que ele viva a infância. Ele gosta de sair para comer sushi ou ir a parques”, conta Silvia. Quando o mar não oferece boas condições, a família recorre a uma piscina especial com ondas para manter os treinos.

Surfe no inverno e ídolos

Para Lucca, não há estação ruim. Mesmo no inverno, basta vestir a roupa adequada. O patrocínio de uma marca, que também apoia a seleção olímpica de surfe do Japão, garante ao jovem cinco trajes técnicos, incluindo os específicos para baixas temperaturas.

Carismático, ele se comunica bem em português, japonês e inglês, conversando com jornalistas, fãs e turistas estrangeiros nas praias, incluindo australianos e americanos.

Lucca tem como ídolos Yago Dora, Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Felipe Toledo. Entre os estrangeiros, admira Kelly Slater e Ethan Ewing. “Gosto muito do Yago pelas manobras radicais e pelo estilo de surfar. O Kelly Slater é incrível, ganhou o mundial onze vezes seguidas. Ele é uma lenda”, diz.

A meta de todo jovem talento é chegar ao nível de seus ídolos. Nesta semana, Lucca disputará o All Japan na categoria sub-12, representando a Seção 3 da Federação de Surfe de Shizuoka (連盟静岡3区支部).

Apesar de já contar com patrocínios de equipamentos, roupas e pranchas, Silvia reforça a necessidade de apoio extra. “Precisamos de ajuda para viagens e custos de treinamento. Empresas interessadas podem entrar em contato pelo perfil do Lucca no Instagram”, destaca. A família publicou uma vaquinha online para pessoas que desejarem ajudar.

Principais conquistas de Lucca no surfe:

  • 2023 – 1º lugar no The All Shizuoka Surfing Championship – Perfect Swell
  • 2024 – 2º lugar na classificação do Nacional em Shizuoka
  • 2024 – 1º lugar no 42nd Surfing Contest Black Ship (Shizuoka/Izu)
  • 2024 – 1º lugar no Filter Surf Room (Shizuoka/Hamamatsu)
  • 2024 – 4º lugar no 4th All Shizuoka Surfing Championship
  • 2024 – 1º lugar na etapa do Nacional em Izu
  • 2025 – 1º lugar no 4th Anniversary Surf Stadium Shizunami (categoria Open)
  • 2025 – 1º lugar no Present By Prego
  • 2025 – 1º lugar na classificatória sub-12 em Shizuoka (vaga para o All Japan)

Fotos: Cedidas/Tato Bonfim

Perfil no Instagram: @luccabonfimsurf
Vaquinha: Surfando Sonhos! Apoie o Lucca!

Matérias relacionadas

Por: Redação
O BBG ASIA realizou seu tradicional Bonenkai no último dia 13 de dezembro, com mais de 70 convidado...
Por: Redação
De Mulheres para Mulheres Será um encontro organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil / Núcleo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Um grupo de jovens universitários japoneses, que fará intercâmbio no Brasil em outubro,...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – Embora o Japão seja um dos destinos preferidos de visitantes estrangeiros, algumas locali...
Por: Redação
Tóquio – O investidor Jonathan Matsuo sorteará, no sábado (21), o valor de ¥1.000.000 ou R$ 40...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Honda Motor Co. decidiu renovar um de seus modelos mais admirados, o Prelude. O lança...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O festival “Tokyo Wasshoi” será realizado de sexta-feira (12) a domingo (14), na av...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
JPLT - N3 IKARI WO OSAERU - 怒りを抑える - reprimir a raiva GEKIDO - 激怒 - fúria, raiva OK...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Kyoto – Embora o Japão seja um dos destinos preferidos de visitantes estrangeiros, algumas locali...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – As habilidades de artes marciais e guerrilha dos ninjas sempre fascinaram o imaginário ...
Por: Antônio Bordin
Ibaraki – Graças à sua rica natureza, o Japão oferece diversas alternativas para quem deseja vi...
Por: Antônio Bordin
Gifu – A cidade de Seki (Gifu) está com inscrições abertas até o dia 24 deste mês de setembro...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Monte Fuji é um ícone do Japão e sempre tem atraído a atenção das pessoas para o...
Por: Antônio Bordin
Gifu – A famosa vila de Shirakawago, com seus inconfundíveis telhados de palha, na província de ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A cidade de Tóquio é a melhor do mundo para uma "workation", termo inglês traduzido c...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês planeja reformular sua política de turismo, afetando diretamente mil...
Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram