Toyota aposta no e-Palette como vitrine da mobilidade do futuro

Tóquio – A Toyota Motor Corp. lançou seu ônibus elétrico compacto e-Palette, que poderá ser usado para o transporte de passageiros, mas também como uma loja ou espaço de serviços.
O pequeno ônibus tem capacidade para 17 passageiros, incluindo o motorista, e pode atingir a velocidade de 80 quilômetros por hora. Seu preço inicial é de 29 milhões de ienes, publicou a Kyodo.
Funções de ajuste de altura possibilitam piso rebaixado, enquanto a rampa elétrica permite o embarque e desembarque de cadeirantes de forma independente, sem assistência, a uma altura de calçada de 15 cm.
Nível de automação
Na escala de seis níveis de automação veicular, o e-Palette é compatível com o nível 2, isto é, com automação parcial. O veículo é capaz de dirigir e acelerar automaticamente, mas ainda é possível que haja a intervenção humana.
Havendo necessidade de intervenção do motorista, o veículo conta com o recurso Steer-by-Wire, que oferece uma sensação de direção de nova geração, ao mesmo tempo em que reduz o esforço de direção e alivia a carga sobre o condutor. Um volante com formato exclusivo foi adotado para criar um cockpit avançado, segundo a Toyota.

O e-Palette também é equipado com sinalização digital interna e externa, que pode exibir informações conforme o uso. O software da sinalização é editável pelos clientes, permitindo que compartilhem as informações desejadas.
Além da assistência para saída segura, um sistema de monitoramento da cabine apoia a segurança da operação das portas, monitorando o entorno delas.
Porém, o plano da Toyota é instalar o nível 4 de automação, ou seja, o veículo realizará todas as manobras em circunstâncias específicas, mas apenas no novo modelo a ser lançado até março de 2028.
Jogos Olímpicos
O e-Palette foi usado nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, realizadas no verão de 2021, com interior espaçoso, janelas amplas, piso baixo e portas largas e deslizantes, transportando atletas.
Mas a Toyota sugere outros usos como, por exemplo, com a instalação de equipamentos de comunicação remota ou de áudio, o e-Palette podendo ser usado como um veículo de entretenimento, no qual passageiros em movimento podem desfrutar de transmissões esportivas realistas ou experiências imersivas de turismo.
Agora, o ônibus elétrico será usado na Toyota Arena Tokyo e nos arredores, que a montadora deverá inaugurar em outubro na orla da capital japonesa.
O novo modelo elétrico também circulará na Toyota Woven City, um campo de testes para tecnologias avançadas de mobilidade, em Susono, na província de Shizuoka.
Além disso, a Toyota realizará demonstrações de direção automatizada em colaboração com concessionárias, municípios e parceiros de condução autônoma em determinadas regiões, visando lançar veículos equipados com sistemas de direção automatizada de nível 4 no mercado durante o ano fiscal de 2027, segundo publicação no site da montadora.
O veículo implementa um sistema Steer-by-Wire, oferecendo uma sensação de direção de nova geração, ao mesmo tempo em que reduz o esforço de direção e alivia a carga sobre o condutor. Um volante com formato exclusivo foi adotado para criar um cockpit avançado.
O veículo também é equipado com sinalização digital interna e externa, que pode exibir informações conforme o uso. O software da sinalização é editável pelos clientes, permitindo que compartilhem as informações desejadas.
Além da assistência para saída segura, um sistema de monitoramento da cabine apoia a segurança da operação das portas, monitorando o entorno delas.
Fotos: Toyota Motor Corp