
Tóquio – O Japão está enfrentando uma das massas de ar frio mais intensas dos últimos anos, com previsão de seguir assim até o domingo (25). A Agência Meteorológica do Japão e as autoridades locais emitiram alertas de neve pesada para as províncias ao longo do Mar do Japão, destacando as interrupções no transporte, incluindo centenas de veículos parados em rodovias.
A Agência Meteorológica do Japão atribui o clima a um forte padrão de pressão atmosférica do tipo inverno sobre o país. Os meteorologistas culpam um fenômeno conhecido como Zona de Convergência da Massa de Ar Polar do Mar do Japão (JPCZ, na sigla em inglês), que gera faixas de nuvens de neve, segundo o Yomiuri e o Japan Times.
As áreas mais afetadas pela neve no lado do Mar do Japão vão desde Hokkaido, no extremo norte, até a região de Kinki, no centro-oeste.
Até a manhã desta sexta-feira (23), a neve acumulou até 53 centímetros em Uonuma (Niigata), 51 cm em Kami (Hyogo), 50 cm em Tsuruga (Fukui) e 29 cm em Hikone (Shiga).
Em Sukayu (Aomori), a neve que vem acumulando desde o início do inverno já chega a 4,37 metros de altura. Os meteorologistas explicam que o ar gélido que chega da Sibéria atravessa o Mar do Japão, absorve a umidade e atinge as montanhas de Aomori. Como consequência, a neve não derrete entre uma tempestade e outra, apenas acumulando camadas novas.
Na manhã desta sexta-feira, os termômetros registraram -8,1°C em Ichihara (Chiba), e no centro de Tóquio chegou a -2°C, as marcas mais baixas da temporada, conforme o Yomiuri.
A previsão é de que continue a nevar intensamente nas regiões de Hokuriku, Tohoku e na província de Niigata neste fim de semana.
Até o momento, os problemas causados pela grande quantidade de neve foram registrados na quinta-feira (22), quando dois caminhões colidiram em uma rota nacional em Tsuruga (Fukui), deixando até 500 veículos paralisados na neve.
A condição climática vem afetando também os sistemas de transporte do país. Os trens-bala da linha Tokaido têm circulado com atraso devido à forte neve em Sekigahara e Maibara (Shiga).
O trem expresso limitado “Thunderbird”, da Japan Railway West, nas regiões de Kansai e Hokuriku, corre o risco de ter a circulação suspensa ou cancelada entre esta sexta-feira (23) e o sábado (24).
Vários voos foram cancelados em aeroportos regionais no norte e oeste do país, como os de Niigata, Komatsu (que atende Ishikawa e Fukui), Toyama, Aomori, Akita e New Chitose, em Hokkaido.
A operadora da via expressa Hokuriku pediu que os motoristas evitem seguir por ela. Trechos da expressa, e também da rota nacional 8, em Fukui, estão fechados ou com tráfego parado para remoção de neve e de veículos atolados.
A agência pede às pessoas que fiquem em alerta para possíveis interrupções no tráfego, como veículos retidos nas estradas. Também alerta sobre avalanches e acúmulo de neve em objetos.
A recomendação é que as pessoas evitem saídas desnecessárias. Se tiverem que viajar de carro, devem verificar desvios e preparar pneus de inverno e correntes.
Foto: Reprodução/TBS News








































