Menor que dirigia van dos pais é punido com pontos em futura habilitação

Inglaterra – Um menino de 13 anos de idade foi flagrado dirigindo um carro e foi detido no condado de Dorset, no sul da Inglaterra. O mais curioso foi a decisão do Tribunal que julgou o caso, segundo a mídia britânica.
A juíza Orla Austin, do Tribunal dos Magistratos de Poole, decidiu que como o jovem não tem habilitação por ser menor de idade, os pontos referentes à infração cometida serão adicionados ao prontuário do menino, caso ele venha a obter uma licença no futuro.
O pequeno infrator pilotava uma van da família em uma rodovia principal durante a madrugada no dia 23 (23/08) de agosto do ano passado, durante as férias de verão escolares britânicas. Outros motoristas ligaram para a polícia denunciando a situação, relatou a Kyodo. A sentença do Tribunal foi dada somente no dia 4 (04/02) de fevereiro.
Quando foi levado perante a juíza, o menino admitiu que aquela não era a primeira vez que dirigia. Quando a juíza perguntou o motivo de dirigir o veículo, ele respondeu apenas: “Não sei”.
Mais detalhes
O veículo dirigido pelo jovem era uma van da Volkswagen, estilo motorhome, prateada, pertencente aos seus pais. Ele foi visto dirigindo numa via, a A35, onde o limite é de 112 km/h.
Os policiais que atenderam a ocorrência estranharam a aparência do motorista. Esperavam um adulto, mas os policiais relataram que o garoto parou o veículo no acostamento assim que percebeu a presença da viatura, antes mesmo de acionarem as luzes e a sirene.
Para aplicar uma medida educativa ao jovem infrator, o pai declarou ao tribunal que o filho irá lavar carros durante o ano inteiro para pagar a multa e os custos processuais. O pagamento é de 105 libras esterlinas, em torno de 22.300 ienes.
Quanto à punição, o Tribunal determinou que logo que conquistar sua habilitação, o futuro motorista já terá 6 pontos de penalidade. Os pontos ficarão registrados e ativos em seu prontuário por um período de três anos a partir da data da infração.
A juíza disse: “Tenho que adicionar pontos à sua carteira de habilitação, mesmo que você ainda não a tenha. Então, quando você solicitar a carteira provisória, ela já terá seis pontos. Você é muito jovem e não quer ter que comparecer ao tribunal novamente, então espero que isso encerre a história”, segundo o jornal The Guardian.
O tribunal também condenou o garoto a uma condicional de 12 meses, permitindo que ele siga sua vida fora da custódia, a menos que cometa outro crime no período. Ao menos no julgamento, o jovem infrator pediu desculpas e alegou que isso não se repetirá.
No Reino Unido, adolescentes podem solicitar uma carteira de habilitação provisória aos 15 anos e nove meses, que se torna válida para dirigir ciclomotores aos 16 anos. Eles não podem legalmente aprender a dirigir um carro até completarem 17 anos, segundo o Independent.
Foto: Reprodução







































