Fim das lâmpadas fluorescentes: Japão define prazo para substituição total

Compartilhar:

Tóquio – O Japão deverá eliminar a produção e o uso de lâmpadas fluorescentes até o fim de 2027, substituindo-as por LED. A recomendação do Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) é de que as pessoas troquem não apenas a lâmpada, mas toda a luminária.

A justificativa do governo vem após o aumento de casos de incêndios em luminárias de lâmpadas fluorescentes antigas. O NITE registrou 205 acidentes assim nos últimos dez anos até 2025, publicou a Jiji Press.

Outro motivo é que as atuais lâmpadas contêm mercúrio, substância tóxica que pode causar distúrbios neurológicos, como a doença de Minamata.

O Instituto divulgou que as lâmpadas LED são mais eficientes em termos de energia e têm uma maior durabilidade do que as fluorescentes.

Apesar de a meta do governo ser a adoção total de LED até o final do ano fiscal de 2030, a taxa de adesão até o final de 2025 era de 66,4%, de acordo com a Associação Japonesa de Fabricantes de Iluminação.

Os técnicos do NITE alertaram que os reatores, que regulam a tensão e a corrente nas lâmpadas fluorescentes, se desgastam com o tempo e apresentam deterioração do isolamento. Daí o conselho de trocarem a luminária que tenha mais de 10 anos de uso.

O Instituto, porém, recomenda a contratação de eletricista para realizar a conversão para iluminação LED, pois em alguns casos pode ser necessário modificar a fiação.

Os consumidores também devem seguir as orientações de descarte de resíduos estabelecidas pelos governos locais ao se desfazer de lâmpadas fluorescentes.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Espetáculo acontece em Shizuoka e ingressos estão à venda O comediante e youtuber Whindersson Nun...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Eclipse Lunar Total poderá ser visto na madrugada de segunda-feira (8 de setembro) em...
Por: Antônio Bordin
Nagano – A organização do Protocolo AGNI Japão – Detox de Outono, que será realizado de 12 a...
Por: Redação
Evento acontece em junho com participação especial de Saulo Fernandes e Kazufumi Miyazawa A cidade...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos - A Inteligência Artificial (IA) generativa é uma ótima ferramenta, mas é bom ter...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Muitas pessoas no Japão gostam de subir montanhas no verão, mas o grande movimento nas...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - Você sabia que a província de Hyogo é a número 1 em termos de qualidade de vida, e que...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Até o dia 23 de agosto, o público poderá conferir na Expo Osaka a exibição “Made in...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi - O município de Nagoya (Aichi) abriga o rio Hori, ou Horikawa, que conecta o centro ao Caste...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ainda não é possível realizar uma viagem até Marte. Mas há um evento em Tóquio no ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram