
Coreia do Norte – O governo da Coreia do Norte executou um casal de empresários após o negócio que administravam ser bem-sucedido e chamar a atenção do ditador Kim Jong-un. Ambos, na faixa dos 50 anos de idade, foram fuzilados em praça pública na presença de 200 pessoas, inclusive crianças.
O governo comunista informou por meio de sua agência de notícias estatal que o casal foi considerado “arrogante” e “antirrepublicano”, segundo o R7.
Porém, há relatos publicados por outros veículos especializados em temas da Coreia do Norte de que o real motivo da execução teria sido o sucesso do negócio, visto pelo regime como uma ameaça ao controle estatal.
O casal administrava uma empresa na capital Pyongyang, onde vendia, consertava e alugava bicicletas elétricas, além de peças para motocicletas movidas a bateria e bicicletas comuns.
Consta que cobravam preços altos, o que teria causado ressentimento entre os moradores próximos, segundo o Daily NK.
Então os clientes os acusavam de serem arrogantes e reclamavam da qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos.
A empresa estava registrada formalmente na burocracia norte-coreana, mas relatos indicam que o casal obtinha lucros por fora.
As autoridades prenderam os dois no início de agosto e, após um interrogatório, os condenaram à morte no início de setembro.
A acusação da ditadura comunista era de que o casal promovia ideologia reacionária e colaborava com organizações externas para transferir ilegalmente moeda estrangeira e disseminar mensagens antiestatais.
Outras vinte pessoas ligadas ao caso foram condenadas a programas de reeducação.
Um pelotão de fuzilamento executou o casal em uma praça de Pyongyang. As autoridades descreveram a execução como uma medida para “prevenir a desordem econômica e educar o público”, segundo relatos.
Para o jornal sul-coreano Chosun, a punição foi um forte aviso que sinaliza a intenção do governo norte-coreano de cortar a influência externa e reforçar o controle sobre a atividade econômica privada.
Foto: Banco de Imagens







































