Consumo diário de café reduz risco de demência em 18%, mostra pesquisa

2026/03/19 09:57
Compartilhar:

Estados Unidos - Um estudo com mais de 130 mil pessoas identificou uma associação entre o consumo de café e a redução do risco de demência, além de um possível efeito na desaceleração do declínio cognitivo. A pesquisa analisou dados de longo prazo e aponta que a ingestão moderada da bebida pode contribuir para a saúde do cérebro ao longo do envelhecimento.

Os resultados indicam que o consumo de duas a três xícaras de café por dia está ligado a um risco cerca de 18% menor de desenvolver demência em comparação com pessoas que consomem pouco ou nenhum café com cafeína. Além disso, participantes com esse hábito apresentaram menor incidência de declínio cognitivo subjetivo e, em alguns casos, melhor desempenho em testes de função cognitiva, publicou o The Harvard Gazette.

Os pesquisadores também observaram que bebidas com cafeína, como o café e o chá, apresentam efeitos semelhantes, enquanto o café descafeinado não mostrou os mesmos benefícios. Isso sugere que a cafeína pode desempenhar um papel importante na proteção do cérebro, possivelmente por suas propriedades que ajudam a reduzir inflamações e danos celulares.

Outro ponto relevante do estudo é que os benefícios foram mais evidentes em níveis moderados de consumo. A ingestão de duas a três xícaras de café ou uma a duas de chá por dia apresentou os melhores resultados, sem evidências de efeitos negativos associados a quantidades mais elevadas de cafeína dentro desse padrão.

Apesar dos resultados positivos, os especialistas destacam que o impacto observado é considerado pequeno e que a prevenção da demência depende de diversos fatores. Hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e estímulo cognitivo, continuam sendo fundamentais, enquanto o consumo de café pode ser apenas uma parte desse conjunto de estratégias.

O levantamento foi conduzido por investigadores do Mass General Brigham, da Harvard T.H. Chan School of Public Health e do Broad Institute do MIT e de Harvard.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Dados do Ministério das Finanças mostram que as remessas de dinheiro do Japão para o ...
Por: Antônio Bordin
Osaka - Mulheres que inspiram, mulheres que lideram, mulheres que transformam oportunidades em açõ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A fabricante Toyota Motor Corp. informou que lançará o novo modelo de seu SUV principa...
Por: Redação
De Mulheres para Mulheres Será um encontro organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil / Núcleo ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão registrou o recorde de 4,13 milhões de estrangeiros no ano de 2025, segundo a ...
Por: Antônio Bordin
Brasília – O Brasil lidera ranking de fuga de milionários na América Latina em 2025, segundo le...
Por: Redação
Nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2024, Tóquio será palco da SCAJ 2024, o maior e mais influente ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Kirin Holdings (HD) já está vendendo uma caneca que realça o sabor salgado por meio...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Tóquio – O salário mínimo deverá aumentar novamente no Japão a partir de outubro, com novos v...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...

Turismo

Por: Redação
Tóquio – Dinossauros, evolução humana, animais, plantas, meteoritos, tecnologia japonesa, roupa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão tem três destinos entre os dez mais revisitados por turistas na Ásia, segundo...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o Festival da Batalha de Sekigahara (関ケ原...
Por: Redação
Shizuoka — Localizada na região oeste da província, Fukuroi reúne alguns dos templos mais conhe...
Por: Redação
Tóquio – Nem todos os museus nacionais do Japão seguem o modelo tradicional de uma instituição...
Por: Redação
Hokkaido – Quem já imaginou como seria viver como um Pokémon e passar a noite dentro de uma Pok...
Por: Redação
Tóquio — O Japão mantém um grupo de museus nacionais voltados às artes modernas, contemporâne...
Por: Redação
Shizuoka – A cidade de Hamamatsu reúne atrações para quem gosta de explorar opções urbanas, h...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram