Albânia lança a primeira ministra criada por IA para combater corrupção

Compartilhar:

Albânia – O pequeno país da Península Balcânica tornou-se o primeiro no mundo a ter uma ministra criada por Inteligência Artificial. Seu nome é Diella e ela será responsável por um setor sensível nas administrações públicas, o das licitações.

Diella significa sol no idioma albanês e foi anunciada pelo primeiro ministro Edi Rama há alguns meses, publicou o Politico.

No verão passado, Rama já havia cogitado que o país poderia ter uma Ministra de Estado para Inteligência Artificial e até mesmo um primeiro-ministro de IA. O que poucos sabiam é que esse dia chegaria tão rápido.

Anúncio de Diella

Durante uma assembleia do Partido Socialista em Tirana, capital da Albânia, Rama anunciou quais ministros seriam demitidos e quais permaneceriam para mais um mandato. Foi nesse momento que ele apresentou Diella, a única ministra não humana no governo.

O premiê afirmou na ocasião “Diella é a primeira integrante não presente fisicamente, mas criada virtualmente por inteligência artificial”.

Em seguida, explicou que as decisões sobre licitações seriam retiradas dos ministérios e entregues a Diella, que descreveu como “a serva das compras públicas”.

Nos planos de Rama, o processo será gradual, com ele considerando a Albânia como um país onde as licitações públicas serão “100% incorruptíveis e onde cada fundo público que passa pelo processo de licitação é 100% transparente”.

O primeiro ministro depositou total confiança na ministra de IA ao afirmar “Isso não é ficção científica, mas sim o dever de Diella”.

A ministra virtual foi então apresentada aos cidadãos, já que ela alimenta a plataforma e-Albania, por meio da qual os residentes acessam quase todos os serviços governamentais. O avatar de Diella mostra uma jovem vestida com trajes tradicionais albaneses.

O papel de Diella será avaliar licitações e terá o direito de “contratar talentos do mundo todo”, combatendo “o medo do preconceito e a rigidez da administração”, segundo o governo.

A corrupção é um problema persistente na Albânia, sobretudo na administração pública e no setor de licitações, área onde Diella atuará. O tema é frequentemente destacado pela União Europeia em seus relatórios sobre o Estado de Direito.

Rama conquistou um quarto mandato histórico em maio de 2025 com a promessa de aderir ao bloco europeu até 2030.

Reações pelo mundo

A decisão de lançar Diella como ministra gerou repercussão dentro e fora do país, alimentando debates e também ceticismo.

Críticas surgiram de que a nomeação de uma IA seria “inconstitucional”, enquanto parte da população reagiu com ironia nas redes sociais com comentários como “Até a Diella será corrompida na Albânia” e “Os roubos continuarão e Diella será responsabilizada”.

Outros levantaram preocupações sobre a falta de transparência e responsabilidade no processo de tomada de decisões por uma IA, temendo que isso torne menos claras as ações do governo.

Foto: Reprodução/República da Albânia

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Kanagawa – No último sábado deste mês (dia 25) será realizada uma palestra online gratuita com...
Por: Redação
No dia 27 de agosto, o Conselho de Cidadãos de Nagoia foi recebido nas instalações do Governo de ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Japão planeja lançar ainda este ano um satélite de 180 quilos em órbita da Terra p...
Por: Antônio Bordin
Osaka – Já pensou chegar em casa no fim do dia, exausto, estressado e até com vontade de distrib...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – A Nintendo anunciou que inaugurará sua quarta loja no Japão no dia 14 de novembro, loc...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês planeja reformular sua política de turismo, afetando diretamente mil...
Por: Redação
Mapa Tempo Real da Contaminação do COVID com Lista de Províncias Procure o Japão no mapa e cliqu...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A SoftBank Corp. quer lançar, em 2026, a rede 6G utilizando o serviço da Estação de ...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Niigata – A cidade de Ojiya, na província de Niigata, será palco do “50º Festival Comemorativ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A exposição “Ramsés, o Grande: O Ouro dos Faraós” está aberta ao público no Muse...
Por: Antônio Bordin
Fukui – A era dos dinossauros desperta mistérios e curiosidades. Quem deseja aprender e se divert...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Nesta época do ano muitos lugares no Japão ganham iluminação especial, aproveitando ...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O museu teamLab inaugurou sua maior unidade no Japão, o teamLab Bivortex Kyoto. O espaço...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – O famoso Lago Azul (青い池, Aoiike), na província de Hokkaido, vem atraindo turista...
Por: Antônio Bordin
Fukui - O Japão poderá ter seis itens adicionados à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Or...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram