Japão dobra número de regiões que cobram imposto sobre hospedagem

Compartilhar:

Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por governos locais para lidar com o aumento de turistas e ao mesmo tempo fortalecer a infraestrutura do setor. Vinte novas regiões foram adicionadas ao sistema, incluindo Hokkaido e Hiroshima, fazendo com que o número de áreas que aplicam a taxa tenha dobrado no país.

Na província de Hokkaido, o imposto varia entre 100 e 500 ienes por pessoa, por noite, dependendo do valor da hospedagem. Nas principais cidades da região, como Sapporo e Hakodate, a cobrança pode chegar a 2.000 ienes em acomodações mais caras. Em alguns casos, há ainda a possibilidade de cobrança simultânea de taxas municipais, o que pode elevar o valor final pago pelo viajante.

Na região de Yugawara, em Kanagawa, famosa por suas águas termais, os valores ficam entre 300 e 500 ienes por noite. Já em cidades como Gifu, na província de mesmo nome, e Toba, em Mie, o imposto gira em torno de 200 ienes por pessoa. Essas quantias são consideradas moderadas, mas refletem o esforço das autoridades locais para garantir recursos destinados à manutenção de áreas turísticas e melhoria dos serviços.

Já a província de Hiroshima adotou um modelo diferente, aplicando o imposto apenas a estadias com valor superior a 6.000 ienes por noite. Esse formato busca evitar impacto sobre hospedagens de baixo custo, ao mesmo tempo em que garante arrecadação em regiões com maior fluxo turístico.

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo e a Agência de Turismo do Japão informaram que a ampliação dessas taxas faz parte de uma estratégia nacional para enfrentar desafios como o excesso de turistas e o aumento expressivo de visitantes estrangeiros. Os recursos arrecadados são direcionados a melhorias em infraestrutura, conservação de pontos turísticos e ampliação de serviços voltados a turistas.

A Organização Nacional de Turismo do Japão cita que a retomada do turismo internacional após a pandemia intensificou a pressão sobre destinos populares, especialmente em grandes cidades e regiões históricas. Com isso, governos locais passaram a buscar fontes próprias de financiamento para manter a qualidade da experiência turística e reduzir impactos negativos nas comunidades.

Para os viajantes, o principal efeito será um aumento discreto no custo das hospedagens, principalmente em áreas mais procuradas. Ainda assim, autoridades defendem que a medida contribui para um turismo mais sustentável e organizado. Como as regras variam conforme a localidade, a recomendação é sempre verificar informações atualizadas nos sites oficiais das prefeituras antes de viajar.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
7 de setembro - Iluminação do Castelo de Hamamatsu com as cores VERDE E AMARELA O Castelo de Hamam...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro, data que homenageia uma das profissõe...
Por: Redação
No Japão a temporada de verão são os meses de junho, julho, agosto e setembro. Esta estação com...
Por: Silvio Mori
Vestidos de amarelo e com uma energia contagiante, o grupo de brasileiros presentes no 7° Festival ...
Por: Redação
Diferente do que muitos pensam, a massoterapia é uma prática muito antiga. Tanto que aparecem em e...
Por: Redação
O SHICHIGOSAN - 七五三 é uma tradição da cultura japonesa que acredita-se que iniciou na Era H...
Por: Redação
Tóquio – A ortodontista brasileira Maristela Sayuri Inoue Arai embarcará para São Paulo na sema...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O fisiculturista Everton Ribeiro está no Japão para competir no Olympia Masters Japan,...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Irã declarou fechado o Estreito de Ormuz, contendo o fluxo de petróleo do Golfo Pér...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O governo de Shizuoka planeja abrir a trilha Subashiri no dia 1º de julho, mesma data ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...
Por: Antônio Bordin
Tokushima – A melhor época para ver os redemoinhos do Estreito de Naruto, em Tokushima, é na pri...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O equinócio vernal, que marca o início da primavera, será no dia 20 de março. No Jap...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos três matsuri mais esperados do ano em Tóquio é o Festival Sanja (Sanja Matsuri...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram