Você sabia que atividades físicas ajudam crianças com hiperatividade a ter mais foco?

As crianças hiperativas tem muitas dificuldades em se manter concentradas para realizar as tarefas escolares ou permanecer sentadas em sala de aula, dessa forma a realização de exercícios físicos intensos como corrida, futebol e lutas marciais melhora o desempenho cognitivo das crianças com TDAH.
É o que revelou uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “As atividades físicas intensas estimulam uma parte do cérebro que é menos desenvolvida em crianças com TDAH, e isso proporciona uma melhora significativa na capacidade de prestar atenção”, afirma José Artur Medina, pediatra especialista em medicina do esporte.
É verdade que muitos pais recorrem ao uso de remédios para a diminuição dos sintomas apresentados pelas pessoas com TDAH. No entanto, mesmo que o medicamento faça parte do tratamento, é aconselhável que os exercícios físicos façam parte da rotina da criança. Somente dessa forma, as características presentes no podem reduzir de forma satisfatória.
O que pode causar um determinado receio por parte de pais e responsáveis é o fato de tais medicamentos proporcionarem efeitos colaterais, como depressão, insônia, falta de apetite, entre outros.
As intervenções psicopedagógicas ajudam muito as crianças agitadas e hiperativas a terem mais foco e concentração.