Setsubun - 節分 - Mame maki, Oni e Ehomaki

Compartilhar:

Quem mora no Japão já deve ter visto em alguma loja a máscara do diabo japonês - Oni - 鬼 nas decorações no final de janeiro ao início de fevereiro. Ou pacotinhos de soja torrada e um makizushi mais grosso que o normal a venda nas lojas de conveniência.

O termo SETSUBUN siginifca divisão de estações, mas qual estação, sendo que a primavera começa em 21 de março?

Essa tradição nasceu no calendário antigo, Tenpoureki - 天保暦, usado antes do calendário gregoriano, onde a posição do sol era divido por 24 períodos, e o início da primavera era entre os dias 2 a 4 de fevereiro, por isso o ano novo chinês também é nessa data.

No Setsubun é feito o Mamemaki - 豆まき, jogar a soja torrada no Oni - 鬼, o diabo que representa as más energias e doenças.
Ao jogar a soja no Oni, é dita a declaração: Oni wa soto, Fuku wa uchi! (鬼は外福は内) que significa: Fora o diabo, bem vinda sorte!

E depois deve-se comer os grãos de soja, mas atenção, somente a quantidade de grãos do atual ano + 1 grão.
Exemplo: no ano de 2022, deve-se comer 23 grãos.

Nos locais mais tradicionais, na entrada penduram o Hiiragi iwashi - 柊鰯 , um amuleto feito de galho e folhas com a cabeça de sardinha, segundo a tradição, o Oni detesta o cheiro da sardinha, para afastar os maus olhados.

O Ehomaki - 恵方巻, um makizushi grosso, recheado com omelete japonês, pepino e peixes da estação, segundo registros, foi lançado pela associação comercial de pescadores de Osaka em 1932.

O nome Ehomaki, batizado por uma loja Seven Eleven da cidade de Hiroshima. Unindo o makizuki e a crença budista Ehoumairi - 恵方参り, que é a posição em que o deus da prosperidade se encontra naquele determinado ano.

As comemorações tradicionais do Japão são muito interessantes, muitas originadas nos costumes de séculos passados, dos calendários lunares chineses e crenças de deuses mitológicos.

Mas preservadas e passadas de geração a geração, com atualizações e adaaptações criadas pelo comércio atual.

Junte as crianças e grite bem alto:
ONI WA SOTO! FUKU WA UCHI!!!!

 

Fontes:
保育士バンク
国立天文台-寛政暦
ウィキペディア-節分

Matérias relacionadas

Por: Jin Takahashi
Corpo Humano - Jintai - 人体 - じんたい...
Por: Redação
Empreender em tempos de crise pode parecer desafiador, mas também oferece oportunidades únicas de ...
Por: Redação
Comemorado desde 1867 como o Aniversário do Imperador da Era Meiji, depois da morte do mesmo tornou...
Por: Redação
5 dicas simples para melhorar o desempenho do seu PC Windows 10   1. Verificar se o sistema est...
Por: Redação
Conheça esta receita fit, saudável e saborosa para abusar o ano inteiro! O alho é ótimo para pre...
Por: Portal Japão
Em 2024 foi lançada pela Disney + e FX uma série chamada Shōgun que ressurge de maneira grandiosa...
Por: Silvio Mori
Marcelo Hironaka assume a entidade com a missão de união entre empresários Na noite desta quarta-...
Por: Redação
As apresentações, que marcaram o retorno de Deive ao país, emocionaram e inspiraram centenas de p...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
JPLT - N3 IKARI WO OSAERU - 怒りを抑える - reprimir a raiva GEKIDO - 激怒 - fúria, raiva OK...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Redação
O Espaço do Empreendedor Brasileiro (EEB), iniciativa pioneira da rede consular brasileira no exter...
Por: Silvio Mori
A 3ª. Feira MIPE – Feira do Micro e Pequeno Empreendedor Brasileiro no Japão, traz novidades par...
Por: Redação
Osaka – O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Expor...
Por: Redação
A partir de amanhã, o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka receberá a "Semana da Comunidade e Mobil...
Por: Redação
Restaurante Kurasushi comercializa o produto tipicamente brasileiro Osaka, 12 de maio - O pão de qu...
Por: Redação
18 de maio mobiliza Hamamatsu no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescent...
Por: Redação
No dia 16 de maio de 2025, a cidade de Konan, na província de Shiga, será palco de um encontro que...
Por: Redação
O Hamamatsu Matsuri é um dos festivais mais tradicionais do Japão, realizado anualmente na cidade ...
Todos os direitos reservados © 2023 Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram