Romênia anuncia Dracula Land, parque temático bilionário inspirado no vampiro Drácula

Romênia – A Romênia deverá inaugurar até 2027 um parque temático inspirado em um dos maiores ícones da literatura de ficção: Drácula. Batizado de Dracula Land, o projeto prevê um investimento de US$ 1,2 bilhão e ocupará uma área de 780 mil metros quadrados, com mais de 40 atrações dedicadas ao universo do vampiro mais famoso da cultura popular, nos arredores da capital, Bucareste.
Entre as principais atrações está a Ferrovia da Transilvânia, que contará com espetáculos de projeções e drones, além de um carrossel duplo. O parque terá ainda o Reino da Família, espaço habitado por “seres sobrenaturais” de diferentes culturas ao redor do mundo, antecedendo uma recriação temática da Transilvânia, inspirada no icônico Castelo de Drácula.
Outras duas áreas temáticas também farão parte do complexo, incluindo uma versão sombria da cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, povoada por lobisomens, e ruas envoltas em névoa, remetendo à atmosfera da Londres gótica. O empreendimento contará ainda com pista de corrida, parque aquático e spa termal.
O fundador do Dracula Land, Dragos Dobrescu, destacou a importância do projeto para o país: “Para mim, o Dracula Land é um projeto nacional, um símbolo de que a Romênia pode e deve construir marcos, não apenas edifícios ou simples empreendimentos imobiliários.”
Além das atrações físicas, o parque também terá presença no ambiente digital. Um metaverso desenvolvido no Unreal Engine 5 funcionará como um “gêmeo digital”, permitindo que milhões de usuários explorem, joguem e interajam com o parque de qualquer lugar do mundo.
Nesse ambiente virtual, será lançada a DraculaCoin, um token nativo que poderá ser utilizado tanto no mundo digital quanto no físico. O metaverso contará ainda com personalização baseada em Inteligência Artificial (IA) e conexão em tempo real com eventos realizados no parque.
O projeto foi oficialmente lançado em 4 de dezembro de 2025. Ao todo, o espaço contará com seis áreas temáticas imersivas e mais de 40 atrações. Uma arena de 80 mil metros quadrados, com capacidade para 22.500 pessoas, será destinada a concertos, festivais, competições e eventos internacionais.
O complexo de hospedagem incluirá o Dracula Grand Hotel (4 estrelas), o Dracula Family Hotel (3 estrelas) e o Dracula Inn (3 estrelas), totalizando 1.200 quartos, além de espaços para conferências e outras instalações.
Já o parque aquático e o spa termal ocuparão uma área de 50 mil metros quadrados, com 30 atrações aquáticas e uma das maiores piscinas de ondas da Europa.
Drácula
O vampiro Drácula foi criado pelo escritor irlandês Bram Stoker, em 1897, inspirado no príncipe romeno Vlad III, conhecido como Vlad, o Empalador, famoso por sua brutalidade durante a Romênia medieval.
Na ficção, Drácula é retratado como um aristocrata sedutor e morto-vivo, dotado de poderes sobrenaturais, que se alimenta do sangue de suas vítimas. Tornou-se um dos maiores ícones das histórias de terror, inspirando filmes, séries, livros e histórias em quadrinhos ao longo de mais de um século.
O nobre da Transilvânia pode, em determinados momentos, transformar-se em morcego, possui força sobre-humana, mas também apresenta fraquezas clássicas, como a exposição à luz solar, além da repulsa a alho e crucifixos.
Fotos: Reprodução/Dracula Land






































