Pequenos gestos que podem mudar o dia de crianças autistas

2021/10/05 16:44
Compartilhar:

Algumas crianças autistas possuem certa resistência a mudanças, hipersensível, com dificuldade para o contato físico.

O Autismo, se manifesta em diferentes níveis sendo, portanto, equivocado generalizar a condição das crianças, pois cada criança é singular. É preciso analisar caso por caso.

Confira abaixo algumas dicas do professor de Psicologia Reginaldo Daniel da Silveira, do Centro Universitário Autônomo do Brasil (Uni Brasil).

Saiba como se comunicar: ao falar com a criança autista, procure modular a voz, fazendo entonações que a ajudem a identificar emoções. Gesticule de maneira a mostrar que você tem interesse em entendê-la. “Use palavras simples e curtas, expresse-se usando olhos, boca, nariz e corpo. Converse sobre assuntos que agradem ela e tenha paciência, dando tempo para a criança processar as informações”, explica Silveira.

Conte histórias: conte histórias para a criança usando um repertório de gestos, olhares e tons de voz. Esse pode ser um jogo bem produtivo, porque incentiva a concentração sobre a história, enriquece a linguagem e favorece o vínculo.

Cuidado ao toque e com as palavras: a criança autista é hipersensível. Então cuide com a intensidade da voz, com os gritos e até abraços. Ao perceber que uma determinada palavra a incomoda, procure estudar o que isso pode significar para a criança. Tudo o que você falar, explique palavra por palavra.

Matérias relacionadas

Por: Priscila Oliveira Super Kids
Na próxima semana a maioria das crianças que estudam em escolas japonesas irão retornar as aulas,...
Por: Redação
A Immi Lab é uma organização fundada em 2020, dedicada ao apoio de jovens com raízes imigrantes ...
Por: Redação
JPLT - N3 MAYOWASU - 迷わす - enganar (uma pessoa para), iludir, seduzir MAIGO - 迷子 - crianç...
Por: Alinne Ayumi
Uma história para contar. No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos d...
Por: Alinne Ayumi
Será que você anda estressado e não se dá conta? Compras compulsivas; Dores de cabeça constante...
Por: Priscila Oliveira Super Kids
A psicopedagogia é uma área de estudos que oferece a oportunidade de observar o desenvolvimento de...
Por: Priscila Oliveira Super Kids
Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o cas...
Por: Redação
JPLT - N3 SHOKUSHUUKAN - 食習慣 - hábitos alimentares JYOUSHUU - 常習 - vício, costume...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Aichi – O tradicional Festival de Fogos de Artifício de Okazaki será realizado no dia 1º de ago...
Por: Antônio Bordin
Tochigi – O 110º Festival de Fogos de Artifício de Ashikaga, na província de Tochigi, será rea...
Por: Antônio Bordin
Ishikawa – O santuário Kifune Myojin está situado próximo ao canal Kuratsuki, perto do Castelo ...
Por: Antônio Bordin
Osaka — O Festival das Hortênsias do Templo Katsuoji, no norte de Osaka, está em andamento e ter...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O Gion Matsuri (祇園祭) é um dos três maiores festivais do Japão e reúne várias at...
Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram