Os vilões da internet para as crianças e os jovens
As crianças e os jovens estão cada vez mais expostos ao mundo online. Esse mundo apresenta uma série de riscos para os nossos filhos.
Você sabe quais são eles?
Exposição a conteúdos inapropriados
Exposição de crianças e adolescentes, intencionalmente ou acidentalmente, a conteúdos violentos, de natureza sexual ou que gerem ódio.
Esse tipo de exposição pode gerar traumas, muitas vezes difíceis de serem superados por crianças e adolescente.
Grooming
Realizado sempre por adultos, o grooming consiste em ganhar a confiança de uma criança ou adolescente na internet. O propósito é abusar ou explorar sexualmente.
O assediador procura ganhar a confiança da criança ou adolescente, fazendo com que lhe entregue material sexual a fim de promover chantagem.
Boa parte das vezes, os mesmos se passam por crianças, para efetivar este tipo de ação.
Tempo excessivo usando tecnologia e internet
Crianças e adolescentes menores de 13 anos tem maior suscetibilidade a desenvolverem dependência da tecnologia e internet.
A dependência ocorre principalmente quando o jovem não consegue se divertir com outra coisa que não seja o celular ou computador. Ele não vê graça em sair, passear com a família e interagir com os amigos fora do ambiente virtual.
Referente ao vício por tecnologia e internet, vale ressaltar o grande vilão :
Vício em jogos
Jogos online podem trazer diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e até mesmo para o aprendizado de outras línguas.
Porém, seu excesso pode fazer mal, trazendo sérias consequências para a saúde e levando as crianças e adolescentes ao vício.
A diversão passa a ser doença quando a menor passa a ter dificuldade em parar de jogar e quando dá prioridade excessiva aos jogos.
O vício em jogos online é caracterizado como uma doença e é tratado com a mesma seriedade que um dependente químico, por exemplo.
No próximo post darei algumas dicas sobre o assunto, aguardem!