0.5 C
Nagoia
segunda-feira, janeiro 30, 2023
spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

o que é SHICHI GO SAN – 七五三?

Compartilhar:

O SHICHIGOSAN – 七五三 é uma tradição da cultura japonesa que acredita-se que iniciou na Era Heian, ano 794 a 1185, pelos senhores feudais, para rezar pela saúde e felicidade dos seus filhos ao completarem 3 (três – san), 5 (cinco – go) e 7 (sete – shichi) anos de idade.

Dizia-se que as crianças ao atingirem esta idade, elas estavam alcançando o meio da infância (pois a mortalidade infantil era alta e a expectativa de vida neste período era de 30 a 40 anos) então como forma de pedir aos deuses longevidade e saúde os nobres vestiam seus filhos com quimonos chiques e celebravam missas nos templos xintoístas.

Na Era Kamakura, de 1192-1333 o regime militar feudal japonês decidiu que seria comemorado no dia 15 de novembro.

Uma das teorias são que a idade 3, 5 e 7 anos são consideradas pela numerologia antiga do leste asiático (Japão e China) como números de sorte por serem ímpares e o mês de novembro escolhido por ser o mês final das colheitas e por volta do dia 15 acontece a aparição da lua cheia e pela tabela da numerologia é a data que há a ausência de demônios. Por isso era celebrada a missa para pedir uma boa colheita e a saúde das crianças.

A tradição popularizou-se depois que o Shogun Tokunaga Tsunayoshi realizou uma comemoração no dia 15 de novembro de 1681 para o seu primogênito, Tokugawa Tokumatsu.

Esta celebração antigamente era constituído por 3 rituais:

Tanto os meninos quanto as meninas de 3 anos podiam começar a deixar seu cabelo crescer, o ritual chamado de KAMIOKI NO GI – 髪置の儀 pois desde a Era Edo o cabelo das crianças eram raspados para evitar a proliferação de piolhos.

Os meninos de 5 anos vestiam pela primeira vez o hakama, o kimono masculino, HAKAMAGI NO GI – 袴着の儀 era o ritual de introdução dos meninos a vida adulta.

As meninas de 7 anos trocavam o cordão que amarravam seus kimonos pelo obi, faixa estampada ou não feita de tecido nobre para amarrar e ornar o conjunto de vestimenta do kimono feminino, com o ritual OBITOKI (HIMO OTOSHI) NO GI – 帯解き(紐落とし)の儀 introduzindo as meninas a vida adulta.

Os símbolos da celebração:

CHITOSE AME – 千歳飴
O seu significado foi constituído a partir dos ideogramas「千歳 (chitose) =千年 (sennen – cem anos) = 長寿 (chojun – vida longa)
As crianças ganham esta bala longa, para desejar cem anos = vida longa.

A celebração espalhou-se entre os plebeus na Era Meiji, de 1867 a 1912 e estende-se até os dias de hoje.

No entanto esta data não é considerada um feriado nacional, é um costume, uma tradição da cultura japonesa, onde nos dias de hoje os pais vestem as crianças com os kimonos e hakama nos meninos, arruman e maqueiam as meninas para participar de cerimônias nos santuários especiais para o Shichigosan, muitos templos entregam o Chitose Ame já abençoado as crianças.

O dia 15 de novembro pode cair no meio da semana, então os templos celebram a cerimônia durante todo o mês de novembro.

Como tradição cultural celebrada inclusive pela família imperial a população no geral celebra a tradição com seus filhos e a celebração é ensinada nas escolas e jardins da infância por todo o Japão.

Por isso se seus filhos frequentam a rede de ensino japonês, incentivo a celebrar e seguir a tradição com seus filhos. Pois não é uma celebração religiosa e sim tradição cultural, que incentivam a participação e introdução dos seus filhos na sociedade japonesa.
Além de ser uma boa oportunidade de vesti-los com roupas tradicionais japonesas na idade mais fofa e eles se sentirão felizes com a oportunidade e pela integração desde a infância, refletindo até mesmo em suas auto-estima.

Pense nisso…

 

Fonte: Shikinobi.com

Portal Japão
Portal Japãohttps://portaljapao.com
Ligando pessoas, locais e culturas no universo digital.

GUIA COMERCIAL
lojas, serviços e marcas

matérias relacionadas

SBT News na TV’ estreia Jornal nas madrugadas da emissora com Fernando Jordão

Dia 16 de janeiro, de segunda para terça, as madrugadas do SBT ganham um novo noticiário. Apresentado por Fernando Jordão, o ‘SBT News na TV’ irá ao ar diariamente,...

DIOGO PORTUGAL traz seu novo show “Não me cobre coerência”

A primeira atração de 2023, mais um espetáculo de peso para no Japão, "Diogo Portugal com seu mais...

Guti e Ellie laçam livros com fotos da viagem pelo Japão

16,000km de carro pelo Japão Casal também publicou livro com brasileiros que atuam fora das fábricas: All this can...

Casos de Covid-19 – atualização 2 de janeiro de 2023

Atualização de casos de Covid-19 no Japão em 2 de janeiro de 2023: Novos casos em relação a...

Consulta Gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda para Estrangeiros no NIC

Consulta Gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda para Estrangeiros (pessoa física) (外国人のための税理士による無料税務相談) no Centro Internacional de Nagoya...

Você conhece o NIC?

O Centro Internacional de Nagoya, também conhecido como NIC - Nagoya International Center, é uma instituição criada pela...