Neurociência e a Educação - Uma parceria de sucesso
O principal propósito da neurociência é ajudar a esclarecer o que acontece no cérebro humano, desde a sua formação até o envelhecimento. Assim, com base nessas importantes informações sobre a mente humana é possível utilizar técnicas específicas que ajudam a aprimorar a educação.
Com o propósito de compreender a mente humana, a neurociência vem auxiliando cada vez mais os educadores a identificarem como o cérebro se comporta quando entra em contato com novas informações. Esse processo é comum no dia a dia escolar, porém eram poucas as informações sobre a reação da mente durante o aprendizado de novos conteúdos.
Hoje, com a neurociência, os professores sabem como o cérebro processa essas novidades e de que forma o aprendizado se torna conhecimento para a vida toda. Esse último ponto, inclusive, sempre foi uma preocupação dos profissionais que atuam na área da educação. Fazer com que os alunos internalizem os conteúdos apresentados em sala de aula, aplicando esse conhecimento em seu dia a dia, é um grande desafio, pois durante a trajetória escolar a quantidade de temas desenvolvidos é muito ampla.
Com a neurociência, foi possível entender com mais clareza como funciona esse processo. De acordo com o neurocientista ganhador do Prêmio Nobel em 2006, Kandel, “aprender significa criar memórias de longa duração”. Sendo assim, segundo a neurociência, a aprendizagem acontece quando o estudante consegue resgatar uma memória e aplicá-la de forma inovadora e criativa na resolução de problemas. Ainda neste processo, o aluno alinha os estudos à vivência, à imaginação e à necessidade de fazer diferença na sociedade e no mundo.