Japão registra queda no tempo de descanso e retração no consumo, aponta pesquisa

2025/11/21 08:25
Compartilhar:

Tóquio - Uma pesquisa sobre tendências de consumo revelou que o tempo gasto pelas pessoas dormindo e em casa está diminuindo. Além disso, continuam as restrições ao consumo, segundo a empresa Cross Marketing Co. Ltda.

O levantamento foi realizado em outubro com 1.200 participantes de 20 a 69 anos nas 47 províncias do Japão.

A Pesquisa de Ponto Fixo sobre Tendências de Consumo ocorre duas vezes por ano (maio e outubro) e busca obter dados básicos para avaliar tendências econômicas, comparando as condições de vida atuais com as do passado em termos de renda, consumo e comportamento.

Em outubro o salário mínimo nas 47 províncias superou 1.000 ienes por hora, a Expo Kansai Osaka chegou ao fim e o gabinete da primeira-ministra Sanae Takaichi tomou posse.

Menos tempo relaxando

Os entrevistados indicaram que o Índice de Discriminação (ID) para tempo gasto dormindo e tempo gasto em casa caiu 6 pontos em relação ao mesmo período do ano passado. O tempo em casa atingiu o nível mais baixo desde a pesquisa de maio de 2009. Outros itens também apresentaram queda, como tempo gasto com hobbies (4 pontos) e tempo livre (3 pontos).

Horas de trabalho, renda salarial, poupança, despesas com alimentação e outros pontos não sofreram variações. Como não houve aumentos nos valores do índice para essas condições de vida, a equipe da Cross Marketing infere que as pessoas estão relaxando menos.

Entretenimento

No campo do entretenimento e dos hobbies, houve queda de 5 a 10 pontos percentuais em práticas como jogos de azar, incluindo pachinko e corridas de cavalo, uso de serviços de streaming de vídeo, idas a instalações esportivas e uso de cibercafés.

A pesquisa também mostrou redução na quantidade de cerveja consumida em casa, na frequência de visitas a lojas de conveniência e nas idas a lojas de reciclagem.

Já os gastos com comunicação por smartphone aumentaram 6 pontos percentuais. Ainda assim, o levantamento indicou retração no consumo em geral devido ao avanço contínuo dos preços.

E o futuro da economia?

Quando questionados sobre a economia no próximo ano, 37% acreditaram que a situação vai piorar e apenas 10% disseram que deve melhorar, refletindo uma perspectiva pouco otimista.
Ao menos 60% afirmaram esperar que seus gastos normais permaneçam iguais no próximo ano.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Esta terça-feira (11) marca a celebração do Dia do Pocky, um biscoito querido pelos c...
Por: Antônio Bordin
Okinawa - Além do tufão nº 7, chamado Mekkhala, que se dirige para o território do Japão, o oit...
Por: Redação
Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ) presta essa homenagem para a primeira mulher Presid...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Tornou-se cada vez mais comum encontrar vídeos na internet mostrando pescadores ou merg...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O governo japonês está tomando medidas pela primeira vez para criminalizar o pagamento...
Por: Antônio Bordin
Tóquio — O verão deste ano deverá ter temperaturas acima da média em todo o Japão, mesmo com ...
Por: Antônio Bordin
Osaka – No mês de agosto, japoneses e estrangeiros terão a oportunidade única de apreciar uma e...
Por: Antônio Bordin
Aichi – No dia 24 deste mês será realizado o evento “Um Futuro Cultivado Junto para Estrangeir...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A substituição de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes deve ganhar...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No final de agosto será realizado o 67º Tokyo Koenji Awa Odori (第67回東京高円...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A empresa de pesquisas Teikoku Databank divulgou que 32 dos 101 parques temáticos pesquis...
Por: Antônio Bordin
Japão - A Disney Cruise Line está cada vez mais perto de iniciar suas operações no país. A Orie...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O feriado de Obon está próximo e, diante da sequência de dias quentes, algumas das me...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A East Japan Railway (JR East) informou que está introduzindo uma nova opção de despa...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de agosto reúne alguns dos festivais mais tradicionais e concorridos do Japão. ...
Por: Antônio Bordin
Aomori — Um dos festivais mais tradicionais do Japão, o Aomori Nebuta Matsuri será realizado ent...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram