Japão produz combustível sintético para substituir petróleo na aviação

Tóquio – A Eneos Corporation produziu com sucesso um combustível sintético usando dióxido de carbono capturado e hidrogênio em sua unidade de Yokohama (Kanagawa). Os executivos da empresa determinaram a meta de aumentar a produção para 10.000 barris diários até 2040, com financiamento governamental.
O fato é considerado um marco histórico, pois provou a viabilidade de criar combustível líquido compatível com motores e infraestruturas já existentes, de acordo com algumas mídias.
O processo baseia-se na extração de CO2 do ambiente e combinado com hidrogênio gerado por eletrólise de água com energia renovável. Então eles são convertidos em hidrocarbonetos que mimetizam o diesel e o combustível de aviação convencionais, eliminando a necessidade de extração de recursos fósseis do solo.
O desafio agora é tornar a produção em escala industrial. A unidade da Eneos em Yokohama produz 1 barril por dia, enquanto a meta é de 10.000 barris diários em 14 anos.
Mas outro obstáculo é o alto custo de produção, causado pela baixa eficiência energética do processo comparado ao uso direto de baterias elétricas.
Então, a Eneos decidiu frear a produção de combustíveis sintéticos baseados em CO2 em 2025, e voltou seu foco em biocombustíveis e combustíveis de aviação sustentáveis, por sua viabilidade comercial mais imediata.
O futuro dos eletrocombustíveis (e-fuels) agora depende da redução dos custos de energia limpa e de políticas públicas de precificação de carbono.
Embora não sejam vistos como substitutos universais no curto prazo, eles permanecem como uma solução promissora para a aviação e o transporte marítimo.
Foto: Canva







































