Falta de motivação e ansiedade afastam mais de 350 mil alunos das escolas japonesas

Compartilhar:

Tóquio – Mais de 350 mil alunos do ensino fundamental e médio no Japão faltaram às aulas por longos períodos no ano letivo de 2024. O número recorde foi divulgado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia.

O total exato chega a 353.970 estudantes em todo o país, que se ausentaram das atividades escolares por 30 dias ou mais entre abril do ano passado e março deste ano, informou a NHK.

O dado representa um aumento de 7.500 em relação ao ano anterior e marca o 12º crescimento consecutivo.

Entre os motivos, 30% dos estudantes disseram não se sentir motivados para a vida escolar. Um quarto afirmou não conseguir se adaptar aos horários escolares, enquanto 24,3% citaram ansiedade e depressão.

O levantamento apontou que 216.266 alunos do ensino médio faltaram às aulas, um aumento de cerca de 150 em comparação ao ano letivo anterior. Já entre os estudantes do ensino fundamental, o número subiu cerca de 7.300, totalizando 137.704.

Segundo o Ministério, o número de estudantes do quinto e sexto ano quadruplicou em relação ao de dez anos atrás, enquanto o de alunos do primeiro e segundo ano aumentou cerca de sete vezes.

O professor Takahiro Oguri, da Universidade Atomi, acredita que o período da pandemia afetou o desenvolvimento infantil e as relações interpessoais, já que as escolas também sofreram restrições.

Oguri lembra que, quando as crianças faltam às aulas nos primeiros anos, os pais muitas vezes precisam deixar seus empregos por falta de opções de apoio à guarda infantil. Ele destaca a importância de oferecer suporte tanto às crianças quanto a seus pais ou responsáveis.

Falta de motivação preocupa

As autoridades do Ministério manifestaram preocupação com o número crescente de estudantes exaustos, ansiosos, deprimidos e desmotivados para ir à escola, informou a NHK.

Especialistas acreditam que o principal fator é a pressão excessiva sobre as crianças desde cedo para que se destaquem. Além das aulas, muitos alunos frequentam cursinhos preparatórios e preenchem o tempo livre com atividades extracurriculares ou esportivas. O resultado é um número crescente de jovens exaustos, que acabam abandonando os estudos.

Há casos de estudantes que preferem seguir caminhos alternativos, em vez de insistirem em um sistema educacional tradicional voltado para carreiras convencionais.

O governo japonês busca soluções. Uma delas, implementada desde 2004, são as Escolas de Aprendizagem Diversificada, que organizam o ensino por nível de habilidade e adotam métodos de aprendizagem flexíveis, com menos horas obrigatórias que as instituições padrão.

Outra alternativa são as escolas não credenciadas, que oferecem ensino online para alunos com dificuldade em frequentar aulas presenciais. No entanto, apenas uma pequena parcela opta por essas modalidades.

Repensar a educação

O professor Daisuke Sonoyama, da Universidade de Osaka, defende que o Japão precisa repensar sua abordagem à educação pública e buscar inspiração em modelos de outros países.

Sonoyama destacou que a França criou um centro nacional de ensino a distância, permitindo aos alunos estudar por correspondência. Lá, o ensino domiciliar também é autorizado, desde que as famílias garantam um ambiente de aprendizagem adequado em casa. “Isso significa que os alunos têm liberdade para escolher onde estudam”, disse ele.

Para o professor, qualquer sistema de apoio aos estudantes que se ausentam das escolas japonesas deve considerar suas perspectivas após a conclusão do ensino médio. Sem caminhos reais que levem a empregos futuros, ele alerta, mais jovens acabarão sendo deixados para trás.

Foto: Banco de Imagens

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Tóquio – No dia 22 de abril a chuva de meteoros Líridas atingirá seu pico sob condições moder...
Por: Antônio Bordin
Suíça – A International Football Association Board (IFAB) anunciou mudanças nas regras do futeb...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A decisão da primeira-ministra Sanae Takaichi de dissolver a Câmara dos Representantes...
Por: Redação
Prepare-se para mergulhar no fascinante mundo da hipnoterapia com uma formação completa que será ...
Por: Antônio Bordin
Mie - O governo da província de Mie considera suspender a contratação de estrangeiros a partir do...
Por: Antônio Bordin
Aichi – A organização do Campeonato Mundial de Rali (WRC) intensificou uma campanha global volta...
Por: Antônio Bordin
Nara - Tetsuya Yamagami, de 45 anos, foi condenado no Tribunal Distrital de Nara à prisão perpétu...
Por: Jin Takahashi
Glossário Japonês - Português : Rosto - Kao - 顔 - かお...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Chiba – O Tokyo DisneySea celebrará seu 25º aniversário com atrações ao longo deste ano. Situ...
Por: Antônio Bordin
Aomori - Um corredor de neve apresentando massivas paredes de neve em ambos os lados de uma rota nac...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O mês de abril começa com a expansão do imposto sobre hospedagem, que é adotado por ...
Por: Antônio Bordin
Nagano – O Vale de Kiso no sul de Nagano é uma região que mistura belezas naturais com história...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um bom passeio nesta época do ano são os parques que ficam repletos de flores. Embora ...
Por: Antônio Bordin
Shizuoka – O governo de Shizuoka planeja abrir a trilha Subashiri no dia 1º de julho, mesma data ...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Um dos festivais mais curiosos do Japão é o Festival Hounen, realizado no dia 15 de mar...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram