Entenda a nova lei grega contra a imigração ilegal e ONGs

2026/03/06 10:03
Compartilhar:

Grécia – O Parlamento da Grécia aprovou recentemente uma lei que introduz penas mínimas de 10 anos de prisão para membros de organizações não governamentais (ONGs) que facilitem a entrada ilegal de imigrantes no país. A medida impõe limites apertados ao financiamento público destas entidades, segundo o Executive Digest.

A lei foi aprovada graças aos votos do partido Nova Democracia, do governo, liderado pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis. A oposição de esquerda votou contra.

Segundo a lei, qualquer pessoa que, "com fins lucrativos ou por profissão ou sendo membro de uma ONG", facilite a entrada irregular de migrantes em território grego, poderá ser condenada a pelo menos 10 anos de prisão, além de multas que começam a partir de 50 mil euros.

O ministro da Migração, Thanos Plevris, justificou a decisão do agravamento das sanções, levando em conta uma ligação direta entre tráfico de pessoas e a atuação de certas organizações no país.

Plevris afirmou que se o traficante estiver inscrito numa ONG do registro nacional, serão impostas sanções mais severas. Ele acrescentou que as entidades que ganham financiamento estatal para gerir programas públicos "têm uma responsabilidade maior e devem estar sujeitas a um quadro muito mais rigoroso".

A medida prevê que bastará uma acusação formal, se não uma condenação judicial, de um membro por este tipo de infração, para que o Estado retire a ONG do Registro do Ministério da Migração. A inscrição é obrigatória para que as entidades possam operar legalmente no país, o que, na prática, pode suspender toda a sua atividade.

Partidos de esquerda consideram a lei uma tentativa do governo de criminalizar a sociedade civil. O presidente do partido Syriza, Sokratis Famelos, chegou a comparar o executivo na Grécia à prática do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Para o opositor, a lei cria um direito penal de identidade, já que o simples fato de pertencer a uma ONG passa a funcionar como circunstância agravante.

A lei impõe também um teto para o financiamento público às ONGs, fixado em 30% do orçamento operacional de cada organização.

A Grécia se ressente de trabalhadores em setores como turismo, agricultura e construção, e seu governo planeja reforçar os mecanismos de imigração legal para suprir a escassez de mão de obra.

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Cada dia mais os robôs são vistos em situações do cotidiano, seja no atendime...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – O Google anunciou mudanças no Gmail, que passará a contar com o auxílio da Int...
Por: Silvio Mori
Com o tema “De olho no Futuro” convidados apresentarão temas como educação, profissionalismo ...
Por: Antônio Bordin
Coreia do Norte – O governo da Coreia do Norte executou um casal de empresários após o negócio ...
Por: Antônio Bordin
Osaka – A Expo 2025 Osaka chegou ao fim na segunda-feira (13), após seis meses de duração, per...
Por: Antônio Bordin
Yamaguchi – Pesquisadores alertam para a doença da arranhadura do gato, que atinge 10.000 pessoas...
Por: Antônio Bordin
Gifu – A famosa vila de Shirakawago, com seus inconfundíveis telhados de palha, na província de ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A era dos ciclomotores de 50 cilindradas chega ao fim a partir deste mês de outubro. A ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Kanagawa – O município de Hiratsuka (Kanagawa) realizará a 74ª edição do Shonan Hiratsuka Tan...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A Agência de Turismo do Japão anunciou que passará a permitir que municípios adotem re...
Por: Antônio Bordin
Fukuoka – Entre os dias 1º e 15 de julho será realizado o tradicional Festival Hakata Gion Yamak...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Várias cidades do Japão realizam festivais com destaque para as hortênsias. Alguns de...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Port Festival (東京みなと祭) será realizado nos dias 27 e 28 de junho em ...
Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram