Os mascotes japoneses têm muitos significados e são usados para muitas funções. Os times de futebol, beisebol, empresas, festivais, universidades, escolas, lugares, províncias, regiões e cidades tem seus mascotes. Eles variam de incrivelmente fofos a terrivelmente assustadores.
A ideia de criação da mascote surgiu a partir da constatação do Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia, de que os brasileiros residentes no Japão não possuíam sua própria mascote, apesar da tradição japonesa de utilizá-las com diversos propósitos.
Melissa Hiramoto, uma jovem brasileira de 17 anos nascida em Hamamatsu, sugeriu várias idéias de mascotes e entre eles, uma ararinha azul, animal em extinção no Brasil, encontrado no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica.
Ela deu o nome ao simpático mascote de JUJUBA e empresas da comunidade brasileira contribuiram para a produção do boneco em tamanho real.
O lançamento oficial para a comunidade local aconteceu no dia 3 de dezembro no restaurante Servitu na cidade de Hamamatsu, onde estiveram presentes o Embaixador Aldemo Garcia e o vice-prefeito da cidade, Sr. Shigeki Osada, Ieyasu kun, empresários brasileiros e japoneses e representantes da comunidade.
E também apresentações musicais do dueto nipo-brasileiro "Duo Sammity" de Samuel Fujimura e Michiko Watanabe e dos brasileiros Diego Silva e Campos Novos e Paulista.
Conheça mais sobre o Jujuba no site oficial:
http://jujuba.jp