Brasil leva à Expo 2025 inovação verde feita de cana-de-açúcar

Compartilhar:

Osaka – A Sala Multiuso, localizada no edifício dois do Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, está com o piso totalmente azul. Até sexta-feira (5), o público pode conferir esse gramado feito de bioplástico, cuja base é uma das matérias-primas mais usadas no Brasil: a cana-de-açúcar.

A marca desse plástico vegetal é “I'm green™ bio-based”, desenvolvida pela Braskem, responsável pela exposição. O gramado, intitulado Poligras Paris GT Zero, é o único com carbono zero para hóquei e foi escolhido para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e de Tóquio 2022, consolidando o reconhecimento do uso sustentável.

O diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, destacou que a exposição está alinhada à proposta do espaço brasileiro e da Expo: “A sustentabilidade é a chave para o futuro, e essa é a principal mensagem que o Brasil tem a oferecer ao mundo. Vamos mostrar e agir de forma sustentável, inovadora e com foco no planeta.”

O Pavilhão Brasil é organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Além disso, o bioplástico já tem sido aplicado em outros produtos. É o caso do tênis ASICS GEL-LYTE™ III CM 1.95, apontado como o calçado com menor emissão de CO₂. Visualmente semelhante a um tênis comum, ele traz tecnologia certificada por entidade independente e conforme a norma ISO 14067. Palmilhas e solados são todos produzidos com bioplástico.

Segundo a Braskem, para cada 1 quilo de I'm green™ bio-based usado em substituição ao plástico de origem fóssil, 5 quilos de CO₂ são absorvidos.

A mostra reflete o conceito do Pavilhão Brasil de “Abraçando a Sustentabilidade e Celebrando a Vida”.

Os visitantes podem vivenciar em primeira mão como o bioplástico contribui para uma sociedade neutra em carbono e para a economia circular por meio de produtos reais.

O gerente-geral da Braskem no Japão, Frederico Akira Campos, reforçou: “Produzimos bioplástico a partir de cana-de-açúcar e etanol. O plástico de origem biológica não apenas reduz o impacto ambiental dos plásticos fósseis, como também pode ser reciclado com a mesma qualidade.” Ele enfatizou que os bioplásticos promovem sustentabilidade sem abrir mão do desempenho tradicional.

A exposição também foi elogiada por visitantes japoneses. Yukio Kinoshita, de Osaka, expressou esperança de que a tecnologia seja amplamente adotada no país: “É maravilhoso reciclar recursos naturalmente, mesmo com limitações. Também temos cana-de-açúcar em Okinawa, e ela pode ser aplicada em diversas áreas.”

A Braskem é uma empresa petroquímica global, com 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Exporta para mais de 71 países, respeitando normas internacionais de conformidade e promovendo competitividade responsável.

Foto: ApexBrasil

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
No último domingo (6), o cantor nipo-brasileiro Joe Hirata foi surpreendido com uma emocionante hom...
Por: Antônio Bordin
Gifu – Quem visita a cidade de Hida, na província de Gifu, talvez não imagine que ali acontecem ...
Por: Redação
Após emocionarem o público no Brazilian Day Japan Gunma 2025, os integrantes da banda Mamonas Assa...
Por: Antônio Bordin
Estados Unidos – Pesquisadores da Stanford Medicine reverteram sintomas associados ao Transtorno d...
Por: Redação
No próximo dia 22 de junho de 2025, das 11h às 19h, o Toyota Shirahama Kouen será palco do primei...
Por: Antônio Bordin
Aichi – A 13ª etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC) está programada para ocorrer entre 6 e 9...
Por: Redação
Segundo os japoneses estes são os lugares que ela consideram assombrados no Japão. Com aparições...
Por: Redação
O Conselho de Cidadãos do Consulado do Brasil em Hamamatsu, o Bunkyo e o Consulado Geral do Brasil ...

Mais acessadas

Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Redação
Kanji do Dia : Hou, Toyo - 豊 - Abundância, Prosperidade HOUFU - 豊富 - abundância, riqueza HOU...
Por: Vanessa Handa
Estrangeiros que residem no Japão devem contribuir para a previdência japonesa. Ao cumprirem as re...
Por: Redação
Kakutei Shinkoku (確定申告) é o nome do procedimento da declaração de toda a sua renda durant...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Tóquio – O Tokyo Dome Corp. inaugurou uma nova atração dedicada a um dos monstros mais famosos ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - A exposição “Ramsés, o Grande: O Ouro dos Faraós” está aberta ao público no Muse...
Por: Antônio Bordin
Fukui – A era dos dinossauros desperta mistérios e curiosidades. Quem deseja aprender e se divert...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Nesta época do ano muitos lugares no Japão ganham iluminação especial, aproveitando ...
Por: Antônio Bordin
Kyoto – O museu teamLab inaugurou sua maior unidade no Japão, o teamLab Bivortex Kyoto. O espaço...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – O famoso Lago Azul (青い池, Aoiike), na província de Hokkaido, vem atraindo turista...
Por: Antônio Bordin
Fukui - O Japão poderá ter seis itens adicionados à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Or...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O PokéPark Kanto será inaugurado em 5 de fevereiro de 2026, segundo a operadora Yomiuri ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram