O quadro de rotinas não funciona!
Muitas mães me perguntam o porquê é tão difícil colocar o quadro de rotinas em prática com seus filhos(a)?
Muitas vezes, queremos que nossos filhos aceitem e realizem todas as tarefas do quadro de rotinas de um dia para o outro, mas para isso é necessário paciência, firmeza e persistência tanto da criança quanto de nós pais.
Em outras palavras, o quadro de rotinas apenas pode ser um recurso útil quando temos paciência para esperar que essas rotinas se tornem, de fato, um hábito, firmeza para que a criança possa entender que essas tarefas auxiliam a harmonia no lar e são importantes para ela; persistência, repetindo uma e outra vez o que se deve fazer em sequência até que o quadro de rotinas se torne algo secundário e a criança execute suas tarefas sem qualquer tipo de controle.
O quadro de rotinas auxilia no desenvolvimento da criança, pois ajuda a se sentir mais responsável, favorece o desenvolvimento da autoestima e constrói a autonomia.
Quando forem criar o quadro de rotinas em casa é importante que a criança esteja junto para que ela participe junto da elaboração de seus afazeres e tenha o sentimento de compromisso e responsabilidade em executar as tarefas.
Dica valiosa: para as crianças pequenas o ideal é que os pais façam o quadro não apenas com escritas, mas também colem figuras das tarefas que a criança irá fazer, isso contribui muito para que ela memorize a tarefa que deve executar naquele momento.