10 C
Nagoia
quinta-feira, fevereiro 9, 2023
spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ELEIÇÕES 2022 – Votando no Japão

Compartilhar:

ELEIÇÕES 2022 – O Japão é o terceiro maior colégio eleitoral com cerca de 70 mil eleitores dos aproximadamente 200 mil brasileiros que residem no país.

O primeiro turno será em 2 de outubro, das 8 às 17h. Já o segundo turno está agendado para o dia 30 de outubro, também das 8h às 17h.

No Japão, os eleitores deverão votar em suas respectivas seções eleitorais dentro das jurisdições dos Consulados em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu.

Para saber onde você vai votar, fique de olho no aplicativo “E-Título” em seu celular ou pelo site https://www.justicaeleitoral.jus.br/

Você também pode obter informações pelo WhatsApp:

Mas um momento, você transferiu seu título de eleitor? O prazo para inscrição, regularização ou transferência de local de votação foi encerrado no dia 4 de maio.

Caso não tenha feito nenhum deles, você só poderá fazer depois do dia 8 de novembro pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) portanto, nada há a fazer neste momento. Espere as eleições passarem e justifique o não-comparecimento (dentro de 60 dias não há multa), abordaremos este assunto em breve, aguardem.

Até 1997, os votos brancos eram considerados válidos e eram contabilizados para o candidato vencedor. Diante da obrigatoriedade do voto, a indicação nesse caso era um conformismo do eleitor com o candidato que vencesse as eleições. Mas após a promulgação da lei Nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a considerar o voto em branco como aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos, ficando de fora no resultado final.

Outro boato comum nas semanas que antecedem o período eleitoral é o de que um pleito com maioria de votos brancos e nulos poderia invalidar a eleição, mas isso também não é verdade. De acordo com a legislação, no Brasil as eleições são decididas apenas por quem se manifesta. Ou seja, ainda que 99,9% dos eleitores votem nulo ou branco, a eleição permanecerá válida e os vencedores entre os candidatos disponíveis serão escolhidos pelos 0,1% de votos válidos. Portanto, a regra que vigora é a de que é necessária a maioria de votos válidos para se eleger, sendo considerados apenas os votos nominais e os de legenda. Por isso, no primeiro turno da eleição majoritária, o candidato que obtiver 50% dos votos mais um é considerado vencedor das eleições.

 

Portal Japão
Portal Japãohttps://portaljapao.com
Ligando pessoas, locais e culturas no universo digital.

GUIA COMERCIAL
lojas, serviços e marcas

matérias relacionadas

SBT News na TV’ estreia Jornal nas madrugadas da emissora com Fernando Jordão

Dia 16 de janeiro, de segunda para terça, as madrugadas do SBT ganham um novo noticiário. Apresentado por Fernando Jordão, o ‘SBT News na TV’ irá ao ar diariamente,...

DIOGO PORTUGAL traz seu novo show “Não me cobre coerência”

A primeira atração de 2023, mais um espetáculo de peso para no Japão, "Diogo Portugal com seu mais...

Guti e Ellie laçam livros com fotos da viagem pelo Japão

16,000km de carro pelo Japão Casal também publicou livro com brasileiros que atuam fora das fábricas: All this can...

Casos de Covid-19 – atualização 2 de janeiro de 2023

Atualização de casos de Covid-19 no Japão em 2 de janeiro de 2023: Novos casos em relação a...

Consulta Gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda para Estrangeiros no NIC

Consulta Gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda para Estrangeiros (pessoa física) (外国人のための税理士による無料税務相談) no Centro Internacional de Nagoya...

Você conhece o NIC?

O Centro Internacional de Nagoya, também conhecido como NIC - Nagoya International Center, é uma instituição criada pela...