Tudo sobre a Copa do Mundo 2026 e o novo formato com 48 seleções

2026/05/29 14:05
Compartilhar:

Cidade do México – A Copa do Mundo de 2026 será a maior da história do futebol. Pela primeira vez, o torneio contará com 48 seleções e será realizado simultaneamente em três países: Estados Unidos, Canadá e México. A competição será disputada entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, com 104 partidas distribuídas em 16 cidades-sede.

A abertura será realizada no Estádio Azteca, na Cidade do México, enquanto a final acontecerá no New York New Jersey Stadium, em East Rutherford, na região metropolitana de Nova York.

Novo formato da competição

As 48 seleções foram divididas em 12 grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo avançam automaticamente, além dos oito melhores terceiros colocados. Com isso, o mata-mata começará já em uma nova fase, o Round of 32, equivalente a uma etapa anterior às oitavas de final tradicionais.

Horários locais e horários no Japão

Como a Copa será disputada em três países e em diferentes fusos horários dentro dos próprios Estados Unidos e do Canadá, a diferença para o Japão varia conforme a cidade-sede.

A diferença aproximada será:

Região da sedeDiferença para o Japão
Costa Leste dos EUA e TorontoJapão 13 horas à frente
Região central dos EUAJapão 14 horas à frente
MéxicoJapão 15 horas à frente
Costa Oeste dos EUA e VancouverJapão 16 horas à frente

Isso significa que muitos jogos exibidos em horário nobre no país-sede cairão na manhã do dia seguinte no Japão. Por exemplo, uma partida marcada para às 18h em Dallas será exibida às 8h da manhã do dia seguinte no Japão. Já uma partida às 22h em Monterrey, no México, será às 13h do dia seguinte no horário japonês.

Grupos da Copa do Mundo de 2026

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
MéxicoCanadáBrasilEstados Unidos
África do SulSuíçaMarrocosParaguai
Coreia do SulCatarHaitiAustrália
República TchecaBósnia e HerzegovinaEscóciaTurquia
Grupo EGrupo FGrupo GGrupo H
AlemanhaHolandaBélgicaEspanha
CuraçaoJapãoEgitoCabo Verde
Costa do MarfimTunísiaIrãArábia Saudita
EquadorSuéciaNova ZelândiaUruguai
Grupo IGrupo JGrupo KGrupo L
FrançaArgentinaPortugalInglaterra
SenegalArgéliaUzbequistãoCroácia
NoruegaÁustriaColômbiaGana
IraqueJordâniaRepública Democrática do CongoPanamá

Jogos do Japão na fase de grupos

JogoData e horário localCidadeHorário no Japão
Holanda x Japão14 de junho, 15hDallas, EUA15 de junho, 5h
Tunísia x Japão20 de junho, 22hMonterrey, México21 de junho, 13h
Japão x Suécia25 de junho, 18hDallas, EUA26 de junho, 8h

A estreia do Japão será contra a Holanda, em Dallas, às 15h do dia 14 de junho no horário local, o que corresponde às 5h da manhã do dia 15 no Japão. A segunda partida será contra a Tunísia, em Monterrey, às 22h do dia 20 de junho no horário local, ou 13h do dia 21 no Japão. O terceiro jogo será contra a Suécia, novamente em Dallas, às 18h do dia 25 de junho, ou 8h do dia 26 no Japão.

Jogos do Brasil na fase de grupos

JogoData e horário localCidadeHorário no Japão
Brasil x Marrocos13 de junho, 18hNova York/Nova Jersey, EUA14 de junho, 7h
Brasil x Haiti19 de junho, 16h30Filadélfia, EUA20 de junho, 5h30
Escócia x Brasil24 de junho, 18hMiami, EUA25 de junho, 7h

O Brasil estreia contra o Marrocos no dia 13 de junho, às 18h no horário local de Nova York/Nova Jersey, o que corresponde às 7h da manhã do dia 14 no Japão. Depois, enfrenta o Haiti no dia 19 de junho, às 16h30 em Filadélfia, ou 5h30 do dia 20 no Japão. A última partida da fase de grupos será contra a Escócia no dia 24 de junho, às 18h em Miami, ou 7h do dia 25 no Japão.

Datas principais no horário do Japão

EtapaData no Japão
Abertura12 de junho de 2026
Fase de grupos12 a 28 de junho
Round of 3229 de junho a 4 de julho
Oitavas de final5 a 8 de julho
Quartas de final10 a 12 de julho
Semifinais15 e 16 de julho
Disputa de terceiro lugar19 de julho
Final20 de julho, às 4h

Transmissão no Japão

Os jogos terão transmissão no Japão por TV aberta, BS, streaming e plataformas pagas. A NHK informou que transmitirá jogos da seleção japonesa e outras partidas, com cobertura também pela NHK ONE e pelo BS Premium 4K. Segundo o levantamento publicado pelo ABEMA TIMES com base nos anúncios oficiais, o DAZN exibirá as 104 partidas ao vivo, enquanto NHK, Nippon TV e Fuji TV terão parte dos jogos na televisão.

A Nippon TV informa em sua página oficial da Copa que exibirá o segundo jogo do Japão, contra a Tunísia, no dia 21 de junho, às 13h no horário japonês. A Fuji TV confirmou a aquisição dos direitos de 10 partidas em TV aberta, incluindo jogos da fase de grupos e do mata-mata.

A programação detalhada poderá sofrer ajustes até a data dos jogos. Por isso, para acompanhar a tabela atualizada, o melhor link é a página oficial de jogos da Fifa

Foto: Canva

Antonio Carlos Bordin é jornalista há 40 anos. Iniciou na profissão em jornais diários no interior de São Paulo. Mora no Japão há mais de 20 anos, tempo em que trabalhou como editor de revistas e de sites da comunidade. Gosta de filmes de ação, de ficção científica e acredita em Astrologia. Tem bom humor e fé em Deus.

Matérias relacionadas

Por: Redação
Este sunomono diferente também é um ótimo acompanhamento como salada. Ingredientes: 1 beringela m...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Honda Motor Co. decidiu renovar um de seus modelos mais admirados, o Prelude. O lança...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Ao comprar um "bentô" (marmita) em um supermercado, o cliente normalmente encontra na ...
Por: Redação
No último dia 30 de novembro, empresários e empreendedores participaram do Workshop de Gestão Emp...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A seleção do Japão venceu o Brasil por 3 a 2 em amistoso disputado na capital japones...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A prática de maus-tratos deixou de acontecer apenas no ambiente físico e passou també...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – O uso da Inteligência Artificial (IA) generativa é uma das grandes novidades da atuali...
Por: Redação
Prepare-se para mergulhar no fascinante mundo da hipnoterapia com uma formação completa que será ...

Mais acessadas

Por: Redação
O Japão está subdividido em 8 regiões e sub-dividido em 47 prefeituras. As 8 regiões são: Hokk...
Por: Redação
Doenças subjacentes são as que não são explícitas ou seja, visíveis. São doenças considerada...
Por: Redação
Para candidatar-se a uma vaga de emprego no Japão recomenda-se que o candidato leve o currículo, e...
Por: Redação
Quem trabalha a mais de 1 ano no Japão já deve ter ouvido falar do tal do Gensen... Mas afinal das...
Por: Antônio Bordin
Aichi – Cristina Helena costuma fazer compras num famoso site de comércio varejista chinês. Mas ...
Por: Redação
Reajuste de final de ano, em japonês: Nenmatsu Chosei - 年末調整 é realizado pela empresa empr...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – Um dos feriados prolongados mais esperados no Japão, a Golden Week, ou Semana Dourada, ...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A partir de 1º de abril, o governo japonês atualizará seu sistema nacional de pensõe...

Turismo

Por: Antônio Bordin
Oita – A província de Oita vai iniciar a partir de 18 de julho passeios em um ônibus de dois and...
Por: Antônio Bordin
Fukui - Na província de Fukui, um cruzeiro realiza o passeios dos Cinco Lagos de Mikata, abrangendo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio - O Festival de Íris e Hortênsias do Parque Yakushiike, na cidade de Machida, região metr...
Por: Antônio Bordin
Wakayama – Uma dica de passeio para se refrescar neste verão é o rafting. A atividade é realiza...
Por: Antônio Bordin
Hiroshima - As pessoas que planejarem visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima no feriado de Obo...
Por: Antônio Bordin
Tóquio – A Oriental Land Co., operadora do Tokyo Disney Resort, informou que encerrará seu servi...
Por: Antônio Bordin
Aichi – O Festival do Antigo Campo de Batalha de Okehazama (桶狭間古戦場まつり, Okehazama...
Por: Antônio Bordin
Hokkaido – A cidade de Sapporo (Hokkaido) abrigará entre os dias 10 e 14 de junho um dos maiores ...
© 2016-2026 Todos os direitos reservados - Portal Japão
Home
Listas
Voltar
Busca
Menu
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram